Entre as intervenções realizadas estão a pista, o pátio e toda a pintura e demarcação do espaço aeroportuário
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi), informa que mais uma etapa da obra de requalificação e melhoria do Aeroporto Governador Carlos Wilson, em Fernando de Noronha, foi entregue à população no final deste mês de janeiro.
As etapas entregues contemplam a recuperação de 100% de toda a pista, incluindo TWY, pátio e PPD, além de toda a pintura e demarcação, inclusive da Zona de Toque do aeroporto, conforme as novas determinações da Anac. A fase corresponde à finalização da substituição da primeira camada do revestimento asfáltico (camada binder), representando um avanço significativo no cronograma de execução dos serviços previstos.
As próximas intervenções que serão feitas no aeroporto incluem a criação dos acostamentos das TWYs e a camada de reforço de 5 cm de CBUQ, que contará com garantia de resistência de até 30 anos. Vale lembrar o que já foi entregue no aeroporto: recuperação do pátio de aeronaves e troca do CBUQ, reconstrução da TWY Bravo, interditada há mais de 10 anos, recuperação do CBUQ de toda a PPD e troca do CBUQ da TWY Alfa.
“A Ilha de Fernando de Noronha tem recebido várias melhorias estruturais que visam garantir melhores condições no tráfego de visitantes e aeronaves. Tudo isso contribui com mais segurança e modernização do equipamento e garantem desenvolvimento pra ilha”, afirma André Teixeira Filho, secretário da Semobi.
O Aeroporto de Fernando de Noronha tem recebido obras de requalificação desde 2024. A previsão do Governo de Pernambuco é que todas as intervenções sejam concluídas até dezembro deste ano. Atualmente, o investimento total é de mais de R$ 135 milhões.

