sexta-feira, 1 de julho de 2022

PROGRAMAÇÃO DO 30° FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS É DIVULGADA

Evento será realizado durante o período de 15 a 31 de julho de 2022 e vai contar com 24 polos culturais e mais de 800 atrações artísticas




Foi dada a largada e a partir de hoje Garanhuns passa a vivenciar o período mais aguardado do ano. O Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), que vai acontecer durante o período de 15 a 31 de julho, teve sua grade de programação divulgada oficialmente nesta quinta-feira (30), durante coletiva realizada no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti. O momento contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, convidados e de membros da imprensa de Pernambuco.

A programação contará com shows, artes cênicas, exposições, mostras, concertos, desfiles, oficinas e ações de valorização do patrimônio cultural. Para o anúncio da grade oficial, participaram da solenidade o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino; o secretário estadual de Cultura, Oscar Barreto; a secretária estadual de Turismo, Milu Megale; o presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Severino Pessoa; o presidente da Câmara de Vereadores, Johny Albino; a secretária municipal de Cultura, Sandra Albino; o secretário municipal de Turismo, Givaldo Calado; e o coordenador geral do FIG, André Brasileiro.

“Depois de dois anos sem poder realizar grandes eventos, estamos fazendo essa retomada de forma ainda mais grandiosa, comemorando os 30 anos do FIG. Neste contexto, nossa fala inicial não poderia ser diferente, se não de agradecimento, ao secretário de Cultura Oscar Barreto, a todos da Fundarpe e, em especial, ao governador Paulo Câmara; que compreenderam e aceitaram o nosso pleito de ampliar o Festival. Vamos poder proporcionar o maior, o melhor e mais intenso Festival de Inverno da história de Garanhuns e de Pernambuco. Agora é a hora de se organizar e vir curtir, de 15 a 31 de julho, o FIG 30 anos. Garanhuns espera vocês de braços abertos”, destacou o prefeito Sivaldo Albino.

Em sua fala, o secretário estadual de Cultura, Oscar Barreto, afirmou que a importância da realização do FIG de forma conjunta com a Prefeitura de Garanhuns. “O prefeito foi um parceiro e construtor deste FIG que nós temos hoje e essa questão é fundamental, para um FIG que dialoga com o conjunto da cidade. Na realidade passa a ser uma cidade do mundo. Não é o FIG de Garanhuns, é o FIG do mundo”, completou.




O Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) é considerado o maior evento artístico do País, sendo coordenado pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com a Prefeitura de Garanhuns. “Já estamos praticamente no clima de FIG. Chegou o dia do anúncio tão esperado, e agora vamos abrir as portas de Garanhuns para receber turistas de todos os locais do Brasil. Por isso, deixo aqui o meu convite a todos, para que possam comparecer e aproveitar este evento que movimenta a indústria cultural de todo o país”, ressalta a secretária Sandra Albino.

Programação musical - Este ano, a programação conta com shows de grandes nomes da música como Mumuzinho, Diogo Nogueira, Nando Reis, Lenine, Jota Quest, Titãs, Pitty, Chico César e Geraldo Azevedo, Gal Costa, Jorge Vercillo, Sepultura, Adriana Calcanhotto, Solange Almeida, Mano Walter, César Menotti & Fabiano, Marcelo Falcão, Margareth Menezes, Xande de Pilares, Fafá de Belém, Joanna, José Augusto entre outros.

Atividades inéditas - Em sua trigésima edição, o FIG vai contar com o Polo Estação, localizado no Teatro Luiz Souto Dourado, onde serão realizadas apresentações musicais intimistas. Além disso, serão promovidas ações especiais nos distritos de Iratama, Miracica e São Pedro, além da volta do polo localizado no Quilombo Castainho. Outro local que conta com programação pela primeira vez durante o festival é o Centro de Produção Cultural, Tecnologia e Negócios do Sesc-PE.

A programação completa está disponível no Portal da Prefeitura de Garanhuns e pode ser acessada no link: https://garanhuns.pe.gov.br/programacao-do-30o-festival-de-inverno-de-garanhuns/

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.