quarta-feira, 4 de maio de 2022

CARUARU É DESTAQUE NACIONAL E RECEBE RECURSOS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

O município ficou na 6ª posição do ranking nacional dos municípios contemplados




Caruaru foi um dos municípios brasileiros contemplados com o recurso para realização de novos exames do pré-natal da Rede Cegonha para os estados e municípios que indicaram a realização dos exames, até a 20ª semana de gestação pelo sistema do E-SUS, seguindo a prerrogativa dos exames do pré-natal realizados em tempo oportuno. Caruaru foi o primeiro município do Estado contemplado com o recurso e ficou na 6ª posição do ranking nacional.
Com o repasse, o município vai receber R$80.000 devido à captação precoce das gestantes assistidas pela atenção básica.

A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde (MS) que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.

O programa visa garantir acolhimento com avaliação e classificação de risco e vulnerabilidade, ampliação do acesso e melhoria da qualidade do pré-natal; garantia de vinculação da gestante à unidade de referência e ao transporte seguro; garantia das boas práticas e segurança na atenção ao parto e nascimento; garantia da atenção à saúde das crianças de zero a vinte e quatro meses e acesso às ações do planejamento reprodutivo.

“Foi uma grata surpresa para nós. O recurso permitirá que nossas unidades de saúde recebam ainda mais aporte técnico e financeiro, ampliando serviços e melhorando o atendimento para as nossas gestantes e crianças. Não vamos medir esforços para garantir que toda a população tenha acesso a saúde de qualidade” disse a secretária de Saúde de Caruaru, Bárbara Florêncio.

Foto: Janaína Pepeu

Programação do São João de Caruaru 2022