terça-feira, 8 de março de 2022

NOVO FORMATO DO COMITÊ PERMANENTE MUNICIPAL JUNTOS PELA SEGURANÇA É APRESENTADO

Câmaras intersetoriais terão novas ações para contribuir na redução da criminalidade no município




A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Ordem Pública, ao lado de representantes dos poderes públicos federal e estadual e demais entidades, realizou, nesta terça-feira (8), a primeira reunião do ano de 2022 do Comitê Permanente Municipal Juntos Pela Segurança.

O encontro aconteceu na Sala de Monitoramento da Prefeitura de Caruaru, e, na ocasião, foi apresentado o novo formato do Comitê: as reuniões serão a cada 60 dias, porém, a cada 15 dias, as câmaras intersetoriais realizarão planejamento e balanço das ações. O foco será nas atuações de prevenção, Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) e Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP).

A Câmara Intersetorial de Prevenção terá como objetivo a antecipação de causas que tornam a sociedade vulnerável, oportunizando a sensação de segurança, fortalecendo o convívio social e evitando a prática da violência e da criminalidade. “Esse trabalho precisa continuar. Os resultados positivos dos últimos anos são decorrentes da união das secretarias com as forças de segurança. Hoje estamos comemorando 26 dias sem homicídios e estamos na expectativa de completar um mês sem crimes”, destacou o major Fernandes, do 4º BPM.






Considerando o período entre os anos de 2017 e 2021, Caruaru apresentou queda constante. No último ano, foram registrados 128 casos de CVLI na região, dez a menos que em 2020, e redução de 7,2% em números absolutos. E os valores são ainda melhores, quando comparados ao ano de 2017, com redução de 51,2% nos casos de CVLI.

A Capital do Agreste apresentou também redução no CVP em todos os anos, desde 2017, onde o total registrado foi 8.241 casos, quase 6 mil a mais que os 2.374 casos registrados em 2021, que equivale a uma redução de 71,2% no indicador. Quando comparado ao ano de 2020, a redução foi de 8,2% nos dados absolutos.
“Não existe nada tão bom que não possa ser melhorado. Com o novo plano, a população poderá ter um melhor entendimento sobre a área de segurança e aumentar ainda mais a interação com os órgãos. Estaremos distribuindo cartilhas para auxiliar e ampliar as ações”, pontuou o secretário de Ordem Pública, coronel Patrício Filho.




“Estamos trabalhando de maneira integrada desde o primeiro dia do nosso governo, ainda em 2017. Hoje, estamos avançando com a releitura do Comitê Municipal Juntos Pela Segurança, com o objetivo de que as ações sejam mais eficientes com a redução da criminalidade de nossa cidade, permitindo que Caruaru seja um município mais seguro para nós todos, incluindo também nossos filhos e futuros netos”, afirmou a Prefeita Raquel Lyra.

Sobre o Comitê – O novo formato consiste numa forte visão de governança, de ações integradas e de monitoramento da Prefeitura de Caruaru, em esforço articulado com o Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, Secretaria Executiva de Ressocialização, Ordem dos Advogados do Brasil, polícias Militar, Civil e Científica, Funase, Rodoviária Federal, Tiro de Guerra, Bombeiro Militar, Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Divisão de Homicídios Agreste, Delegacia Seccional de Polícia, Câmara Municipal, Judiciário, Disque-denúncia, Biesp, Conselho Tutelar, Guarda Municipal, Inspetoria de Trânsito, Acic e outras entidades convidadas.

Fotos: Janaína Pepeu

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.