quinta-feira, 31 de março de 2022

NOVA MATERNIDADE MUNICIPAL DE CARUARU É INAUGURADA




Na tarde desta quinta-feira (31), foi realizada a inauguração da Maternidade Municipal de Caruaru Santa Dulce dos Pobres (MMC). A unidade hospitalar, referência municipal em obstetrícia, será equipada para atender a demanda de aproximadamente 20 mil gestantes de baixo risco ao ano e uma média mensal de 1.700 gestantes. Ofertando serviços de obstetrícia e neonatologia para as gestantes atendidas nesta instituição, bem como assistência ao recém-nascido desde o nascimento, a consulta de egresso. A maternidade também vai oferecer cinco testes aos recém nascidos: teste da orelhinha, olhinho, coraçãozinho, linguinha e pezinho.

O novo prédio contará com cerca de 330 colaboradores, entre eles estão: médicos ginecologistas obstetras, médicos pediatras neonatologistas, enfermeiros obstetras, técnicos de enfermagem e uma equipe multiprofissional composta por fonoaudióloga, psicólogas, assistentes sociais e fisioterapeutas.




“É um sonho que saiu do papel e se transformou em realidade. A nova maternidade trará um impacto positivo para a população gestante, que contará com uma nova e moderna estrutura, ambientes amplos e equipamentos novos que irá ofertar conforto e segurança durante toda sua estadia no processo de pré, parto e pós-parto”, disse a secretária de Saúde de Caruaru, Bárbara Florêncio.

A Nova Maternidade Municipal de Caruaru conta ainda com uma capacidade instalada de 60 leitos de alojamento conjunto, 10 leitos de PPP (pré, parto e pós-parto) sendo dois deles com banheiras para realização de parto na água, caso seja o desejo da parturiente, quatro leitos de cuidados ao recém-nascido, uma sala de indução anestésica, três salas de cirúrgicas para urgências obstétricas, quatro leitos de sala de recuperação pós-anestésica, área de deambulação equipadas com acessórios que estimulam e apoiam no parto humanizado, uma sala de apoio à amamentação, além de áreas verdes espalhadas por várias partes da estrutura interna do estabelecimento.





A Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, lembrou das dificuldades e do sonho de entregar uma maternidade para Caruaru. “Se existe uma palavra que podemos usar hoje é superação. Desde lá trás pensávamos em como fazer as crianças nascerem bem em Caruaru. A gente precisava de um tempo novo na saúde e na assistência. Só posso agradecer por essa conquista a todos que trabalharam para ser realidade. Colocamos metas ousadas e inovadoras para garantir o direito de nascer dignamente em Caruaru e conseguimos. Temos a maternidade mais bonita de Caruaru”, disse a Raquel Lyra.

A estrutura contará com todo mobiliário e equipamentos médico hospitalares novos, para proporcionar maior conforto e segurança para os usuários do SUS.





“Depois de 8 anos, estamos entregando um equipamento como esse, promovendo mais conforto e segurança para quem precisa dos serviços. Uma maternidade que será referência para o município e toda região”, concluir o vice-prefeito, Rodrigo Pinheiro.

Fotos: Janaína Pepeu

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.