quinta-feira, 10 de março de 2022

DIA MUNDIAL DO RIM É CELEBRADO NESTA QUINTA (10)

A Campanha de Saúde Global traz este ano o tema “Saúde dos rins para todos: educando sobre doença renal”




O Setor de Negrologia do Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru, atende por dia uma média de 15 a 20 pacientes internos com o serviço de hemodiálise. Alguns deles já acometidos com a doença renal crônica (DRC), por isso a relevância da temática da campanha deste ano, conscientizar para os cuidados com os rins para evitar doenças renais ou a evolução do adoecimento. 

A doença renal crônica se caracteriza pela lesão irreversível dos rins, mantida por três ou mais meses. Atualmente afeta uma em cada 10 pessoas no mundo e tem taxas crescentes de acometimento da população. Em caso de diagnóstico precoce pode ser controlada ou retardada na maioria dos casos. Os principais fatores de risco são a hipertensão e a diabetes mellitus. 

No Brasil, segundo dados da sociedade brasileira de nefrologia (SBN), o número de pacientes com DRC avançada é crescente, e atualmente mais de 140 mil pacientes realizam diálise no país. Alguns cuidados básicos auxiliam na prevenção dos adoecimentos que acometem os rins: beber bastante água diariamente, ter uma dieta balanceado, evitar cigarros e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e praticar exercícios físicos.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.