terça-feira, 7 de dezembro de 2021

PROJETO DE REQUALIFICAÇÃO DA CASA ROSA RECEBE PRÊMIO DO CONSELHO REGIONAL DE ARQUITETURA



Anualmente o conselho de arquitetura de promove um concurso de idéias e projetos intitulado “Desafios do Patrimônio Cultural”, voltado a profissionais e estudantes que desenvolveram projetos voltados ao patrimônio histórico arquitetônico no estado de Pernambuco.

Na edição desse ano a Casa Rosa, antigo Matadouro Municipal de Caruaru, teve o projeto de requalificação premiado, obtendo a segunda colocação. O projeto foi desenvolvido pelo arquiteto e urbanista Rodrigo Lucas, na época que ele fazia parte do corpo técnico da Prefeitura Municipal de Caruaru.





O Antigo Matadouro Municipal foi inaugurado em 1927 e ocupa um lugar importante e de referência para os comerciantes e demais usuários do Parque 18 de Maio, onde funciona a Feira de Caruaru. A Casa Rosa, como é conhecida popularmente, compõe o conjunto de edificações estruturadoras do referido parque.

O projeto arquitetônico de requalificação contemplou o novo uso de polo gastronômico, cultural e turístico e a concepção de um espaço flexível para diversas atividades propostas, sendo relevante preservar o grande vão central para receber exposições temporárias, mesas e cadeiras das lanchonetes, e espetáculos de dança e teatro; além da criação de um tablado para cumprir a função de palco para apresentações musicais e teatrais. O escopo também exigia um suporte para turistas, portanto foram propostas baterias de banheiros, com banheiros acessíveis, além de um espaço administrativo e almoxarifado.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.