quarta-feira, 20 de outubro de 2021

4ª ETAPA DO CIRCUITO PERNAMBUCANO DE XADREZ RÁPIDO É PROMOVIDA EM CARUARU

O torneio será realizado neste fim de semana, no centro de compras às margens da BR 104 em Caruaru




Caruaru sediará, neste domingo (24), a 4ª etapa do Circuito PE21 de Xadrez Rápido. Promovida pela Federação Pernambucana de Xadrez, a competição acontecerá no Polo Caruaru, a partir das 9h30, e reunirá 80 participantes, entre amadores e profissionais. De acordo com o regulamento do torneio, o objetivo da iniciativa é apontar os campeões pernambucanos absolutos 2021 na modalidade rápido e movimentar ratings FIDE e CBX.

“O xadrez, na verdade, ultrapassa os limites de um mero jogo e se enquadra também em conceitos de arte e ciência. Já existem trabalhos que mostram que as crianças que praticam xadrez escolar desenvolvem melhor o raciocínio matemático e o pensamento criativo. Como é uma atividade intelectiva, que mexe com redes neuronais, o xadrez melhora essa capacidade do ser humano de recuperar, às vezes, até mesmo limitações que determinadas patologias trouxeram”, defende o presidente da Academia Caruaruense de Xadrez, Bruno Danda, que também faz parte da organização do evento.

A competição seguirá o sistema suíço de seis rodadas com tempo de reflexão de 10 minutos + 5 segundos de acréscimo por lance. Os três primeiros colocados receberão troféus e acumularão, respectivamente, 22, 18 e 15 pontos no circuito estadual.

As próximas etapas acontecerão nas cidades de Bezerros e Pesqueira. O Polo Comercial está localizado no Km 62 da BR-232, no bairro Nova Caruaru.