sábado, 18 de setembro de 2021

UFPE INICIA SEMESTRE LETIVO 2021.1 NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA (20)




A Universidade Federal de Pernambuco inicia o semestre letivo 2021.1 dos cursos de graduação, na próxima segunda-feira (20). A recepção aos alunos será no formato on-line, com a realização da Aula Magna intitulada “A Universidade na perspectiva freireana”, a ser proferida pelo reitor Alfredo Gomes. O evento está inserido nas comemorações dos 75 anos da UFPE e do Centenário Paulo Freire, e terá transmissão, às 9h, no canal da UFPE no YouTube contando ainda com a presença do vice-reitor Moacyr Araújo.

As aulas deste semestre serão ministradas no formato híbrido, no contexto da pandemia da covid-19, conforme Resolução nº 04/2021 do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade. As aulas teóricas permanecem de forma remota, as práticas profissionais serão presenciais, e as aulas práticas e teórico-práticas também serão ofertadas no formato presencial, com aprovação dos colegiados de curso e observadas as condições de biossegurança.

“Desejamos a todos e todas, estudantes veteranos e ingressantes, que tenham um excelente semestre letivo e que vivenciem processos qualitativos de ensino, de avaliação e de aprendizagem. Nesse sentido, todos os cursos de graduação da UFPE, que estão com as atividades de ensino presenciais, têm como pauta os cuidados de biossegurança, conforme orientação do plano de retomada da UFPE”, afirma a pró-reitora de Graduação, professora Magna do Carmo Silva.

No total, a UFPE possui 110 cursos de graduação, sendo 104 presenciais (nos campi Recife, Caruaru e Vitória) e seis na modalidade a distância. Para orientar os alunos sobre a vida acadêmica, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) disponibiliza, em seu site, o Manual do Estudante para o ano letivo 2020/2021. Também há, na página, tutoriais específicos para o modelo remoto.

MODIFICAÇÃO DE MATRÍCULA E TRANCAMENTO – Os alunos veteranos podem realizar modificação de matrícula, no período de 20 a 29 deste mês, pelo Siga. Podem ser feitos os procedimentos de cancelamento (sem ônus) ou inclusão de componentes curriculares, trancamento de semestre ou matrícula vínculo (este último é para quem já realizou os quatro trancamentos de semestre). Ressalta-se que o trancamento do semestre letivo 2021.1 não será contabilizado no limite estabelecido nos normativos vigentes.

Já a matrícula dos retardatários em componentes curriculares acontece, nos dias 28 e 29 deste mês, também pelo Siga. Todas as informações sobre a matrícula 2021.1 dos veteranos podem ser consultadas no edital publicado pela Prograd.