quinta-feira, 16 de setembro de 2021

RAQUEL LYRA LANÇA PROGRAMA PARA TENTAR REDUZIR PREJUÍZOS DA EDUCAÇÃO NA PANDEMIA

Várias ações integram o programa, que será formado por equipe interdisciplinar




A Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, lançou, nesta quinta-feira (16), o Programa Tempo Certo. A estratégia busca mecanismos para ajudar os estudantes da rede municipal de ensino na recuperação e aceleração da aprendizagem, causados pela pandemia da Covid-19. A apresentação do programa aos gestores da rede aconteceu na quadra da Escola Municipal Laura Florêncio.

De acordo com a Prefeita Raquel Lyra, o Tempo Certo vem para garantir a aprendizagem acompanhada e de forma individual. "Nenhum aluno vai ficar pra trás. Este é o nosso lema. Que os estudantes e suas famílias vejam nas escolas o oásis de suas vidas em um ambiente pronto para recebê-los da melhor forma", exclamou Raquel.

Desde março de 2020, quando iniciou a pandemia, a Prefeitura empregou uma diversidade de recursos, estratégias e iniciativas, no intuito de garantir a continuidade da aprendizagem de mais de 40 mil estudantes. Entre eles, estão a disponibilização de material didático impresso, aulas pela TV e YouTube, bem como a formação continuada para professores.




Para o secretário de Educação e Esportes de Caruaru, João Paulo Derocy Cêpa, o Programa Tempo Certo vem concretizar essa preocupação da Prefeitura de reduzir esse impacto, tornando-se a principal estratégia da Seduc, no que se refere à recuperação e à aceleração da aprendizagem em Caruaru durante o quadriênio 2021-2024.

O programa foi dividido em três eixos centrais: Aluno pra Frente, Janela para o Futuro e Aluno Presente 2.0. O primeiro se refere ao mapeamento das dificuldades dos alunos e à recuperação dos conteúdos que precisa ser feita. O segundo visa dar apoio à aprendizagem, ao emocional e à inclusão digital dos estudantes. Por fim, uma série de ações para que estudantes, famílias e comunidade escolar avancem para continuar transformando Caruaru pela Educação (ler mais abaixo). “Essa estratégia contará com o apoio de uma equipe multidisciplinar, composta por 20 psicólogos, 20 assistentes sociais, dez psicopedagogos, além de 200 estagiários de psicologia, garantindo, dessa forma, o desenvolvimento integral dos estudantes”, explicou João Paulo.




O Tempo Certo conta ainda com parcerias de universidades, Governo do Estado de São Paulo e das Avaliações Diagnósticas, para que o programa atue com maior aprofundamento. “Os professores e estudantes da rede municipal de ensino terão o apoio de estagiários, através das universidades parceiras, no acompanhamento do desenvolvimento individual do aluno, assim como o estímulo do professor nas revisões de atividades, dúvidas e no estudo em conjunto, tanto de forma remota como na presencial”, afirmou Raquel Lyra.

A aplicação de sequências didáticas de Língua Portuguesa e Matemática também serão ofertadas para os estudantes, em parceria com o Instituto Qualidade no Ensino (IQE), tornando-se uma ferramenta importante para o trabalho de recuperação da aprendizagem. “Também contamos com o Acelera Saeb 2021, que tem como objetivo oferecer aos estudantes de 5º e 9º ano uma trilha formativa voltada para o reforço das defasagens de aprendizagem”, afirmou João Paulo.

Aluno pra Frente - A estratégia, a partir de uma avaliação diagnóstica, é de grande importância para mensurar o conhecimento do aluno. A partir dela, metas poderão ser traçadas de forma mais precisas. “Por meio de minitestes remotos, estudantes estão sendo avaliados. A meta é alcançar o maior número de estudantes, mesmo os que não dispõem de conectividade, para coletar dados que vão subsidiar o planejamento pedagógico de longo prazo para o município”, disse o secretário.




Para complementar o trabalho de coleta de dados, haverá ainda o Sistema de Avaliação Anual 2021, com dois testes em larga escala. “A Avaliação de Fluência em Leitura, para alunos do 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, cujo objetivo é apoiar o fortalecimento do ciclo de alfabetização, e a realização da Avaliação Somativa, para alunos do 1º, 3º, 5º e 7º anos”, adiantou João Paulo, acrescentando que essas avaliações serão feitas no final de outubro, em formato impresso e com maior controle logístico.

Janela para o Futuro - Com o objetivo de fortalecer ainda mais o ensino híbrido, serão adquiridos notebooks para os professores e laboratórios de informática da rede municipal, além de tablets para os alunos do 5° ano e da Educação Especial. “Também foi encaminhada para a Câmara de Vereadores uma proposta de lei para a concessão de recursos financeiros para os profissionais da rede municipal de educação, destinados à contratação de soluções de conectividade móvel ou fixa, para o planejamento e a realização de atividades pedagógicas não presenciais”, pontuou a Prefeita Raquel Lyra.

Aluno Presente 2.0 - No contexto da pandemia, é ainda mais importante que existam estratégias estruturadas para identificar e reinserir no sistema de ensino público as crianças e os adolescentes que estejam fora da escola ou em risco de evasão escolar. A nova versão do Aluno Presente vai fomentar a articulação intersetorial das políticas públicas de educação, assistência social, saúde e a rede de proteção à infância em geral, dentre outras secretarias municipais, além de demais órgãos públicos e organizações da sociedade civil, no sentido de promover a consolidação de uma política pública permanente de enfrentamento à exclusão escolar no município de Caruaru.

As ações que serão desenvolvidas terão como objetivo planejar e executar atividades integrativas, a fim de promover o acolhimento e fortalecer os vínculos dos estudantes com os espaços escolares e o desenvolvimento de suas aprendizagens. Um Centro de Apoio Psicossocial será criado com uma equipe multidisciplinar que, de forma articulada, atenderá a demanda de estudantes, professores, coordenadores e gestores escolares da rede nunicipal de Caruaru. A equipe do Centro de Apoio irá contar com o trabalho conjunto de psicólogos, assistentes sociais, psicopedagogos e terapeutas ocupacionais.

Fotos: Janaína Pepeu

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.