quinta-feira, 16 de setembro de 2021

OS BENEFÍCIOS DA VENTOSATERAPIA NO TRATAMENTO DA ARTRITE E ARTROSE




A ventosaterapia é uma técnica que auxilia no metabolismo do corpo, podendo ser utilizada tanto para relaxamento quanto para tratar e equilibrar funções básicas. Como tratamento alternativo para artrite e artrose, esse tipo de terapia tem mostrado resultados surpreendentes, auxiliando numa melhor qualidade de vida dos pacientes.

“É muito comum realizar a ventosaterapia nas costas, porque é nessa região em que as pessoas sentem mais as tensões causadas pelo estresse, principalmente na parte superior das costas, mas, a depender do paciente e de sua necessidade, a ventosa pode ser utilizada em outras partes do corpo, como no joelho, por exemplo”, explica o biomédico Wagner Omena.

A artrite é uma inflamação das articulações que gera sintomas como dor, deformidade e dificuldade no movimento. Já a artrose é um tipo de artrite que ocorre quando o tecido flexível nas extremidades dos ossos se desgasta. Em ambos os casos, a ventosaterapia vai permitir o relaxamento muscular, tratando lesões, aliviando tensão, dores e fadiga.

“A ventosaterapia é uma importante aliada na regulação dos hormônios em mulheres que estão na menor pausa, período em que é mais comum a ocorrência de casos de artrite e artrose. Ventosa é indicada para o equilíbrio do metabolismo do corpo fortalecendo vasos sanguíneos, equilibrando também a pressão arterial”, analisa o biomédico.

É importante destacar que essa técnica precisa ser realizada por profissionais habilitados e que saibam a duração adequada para cada paciente. “São inúmeros os benefícios da ventosaterapia. Até para aliviar o estresse e as tensões musculares, tão comuns no nosso dia a dia, ela também é essencial. O profissional vai saber o melhor caminho para o tratamento de acordo com a necessidade de cada pessoa”, finaliza Wagner.

📷 Aplicação de ventosa em joelho com artrite / Divulgação Clínica Corpo e Mente