sexta-feira, 13 de agosto de 2021

RAQUEL LYRA PARTICIPA DE INAUGURAÇÃO DA PRIMEIRA USINA DE BIOGÁS DO NORDESTE




A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Sustentabilidade, informa que foi inaugurada, na manhã desta quinta-feira (11), a primeira Usina de Biogás do Nordeste. Localizada na Central de Tratamento de Resíduos (CTR-Caruaru), a instalação resulta da parceria entre o aterro sanitário caruaruense com a Vivo. O equipamento tem a capacidade de gerar mais de 18 mil megawatts sustentáveis por ano.

A energia gerada abastecerá mais de mil unidades consumidoras da Vivo localizadas em todo o Estado. A usina funciona através da conversão da energia química do gás proveniente da decomposição do lixo orgânico, resultando em energia mecânica e, posteriormente, em energia elétrica. Em suma, trata-se do processo de transformar lixo em energia sustentável.




De acordo com a Prefeita Raquel Lyra, a sustentabilidade é um dos pilares do trabalho da gestão municipal. “Aqui em Caruaru, trabalhamos desde a coleta, passando pela reciclagem, galpão de triagem, ecoponto, ecoestação, até a destinação final dos resíduos sólidos, que vai para o Centro de Tratamento de Resíduos. Esse mês, a novidade é a geração de energia elétrica, a partir do gás gerado do resíduo que é colocado dentro do aterro sanitário. O principal benefício é a utilização de um gás que tem o poder de poluição, causador de efeito estufa. Aqui vamos aproveitá-lo para a geração de energia”, explicou.

Para o secretário de Serviços Públicos e Sustentabilidade de Caruaru, Ytalo Farias, a inauguração da usina de biogás é mais um passo para o desenvolvimento sustentável da cidade e região. “Temos agora a capacidade de produzir energia limpa, que contribuirá, positivamente, para todo o estado de Pernambuco. É um motivo de orgulho para toda a população caruaruense”, afirmou.

Fotos: Janaína Pepeu

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.