quinta-feira, 22 de julho de 2021

IPHAN REVALIDA FEIRA DE CARUARU COMO PATRIMÔNIO CULTURAL DO BRASIL




A Prefeitura de Caruaru informa que, na tarde desta quinta-feira (22), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) revalidou a Feira de Caruaru com o título de Patrimônio Cultural do Brasil.

A decisão foi tomada na 96ª reunião extraordinária do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, órgão colegiado de decisão máxima da autarquia pertencente à Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo, do Governo Federal.

A reavaliação para a revalidação dos títulos é um procedimento padrão para investigação das circunstâncias atuais dos bens materiais contemplados pelo Iphan, sobretudo quanto aos seus atuais sentidos e estrutura, no geral. O diagnóstico ainda auxilia na elaboração de ações de manutenção e proteção destes patrimônios.

O presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, Rubens Júnior, destaca o trabalho em conjunto das secretarias para a efetivação do processo. "Fizemos reuniões com os feirantes e as associações, sempre buscando dados e fazendo pesquisas para saber o que houve de mudança a partir da primeira validação. É, de fato, um registro muito importante para a Cultura caruaruense", disse.

Para o secretário de Serviços Públicos e Sustentabilidade de Caruaru, Ytalo Farias, esta conquista é um reflexo do trabalho, cuidado e compromisso da atual gestão municipal. “As obras de infraestrutura, a construção e reforma dos mercados culturais, as novas baterias de banheiros, calçadas com acessibilidade e iluminação de LED oferecem aos turistas segurança, comodidade e a experiência única que só Caruaru proporciona”, afirma.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.