terça-feira, 13 de abril de 2021

CARUARU LANÇA MUTIRÃO EM BUSCA DOS IDOSOS FALTOSOS DA 2ª DOSE DA VACINA CONTRA COVID-19





A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Saúde, irá realizar, nesta quarta-feira (14), o Dia ‘D’ de busca ativa por idosos faltosos da 2ª dose da vacina contra a Covid-19. O mutirão irá contar com mais de 500 profissionais, entre eles, agentes comunitários de saúde (ACS), agentes comunitários de endemias (ACE), Vigilância Sanitária e Serviços de Atendimento Domiciliar (SAD).

“Estamos observando, com preocupação, a baixa procura dos idosos que receberam a 1ª dose da vacina, mas que não tomaram a 2ª no prazo previsto. Por isso, resolvermos buscar ativamente por essas pessoas, indo até as suas residências para orientar sobre a importância de completar o esquema vacinal e garantir a proteção necessária contra a doença”, disse o secretário de Saúde de Caruaru, Breno Feitoza.

O abandono vacinal é uma preocupação para os municípios brasileiros. Em Caruaru, a realidade não é diferente. Até esta terça-feira (13), mais de 1.400 idosos não tomaram a 2ª dose da vacina no prazo determinado.

Para a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) de Caruaru, Leticia Galvão, o risco de não tomar a dose no tempo certo é de não ter a proteção garantida. “A 2ª dose é fundamental para garantir uma resposta imunológica adequada. Sem ela, não há como alcançar a eficácia prometida pelos laboratórios farmacêuticos”, reforçou Leticia.

Foto: Janaína Pepeu