terça-feira, 20 de abril de 2021

AÇÃO DE COMBATE AO CÂNCER É PROMOVIDA EM CARUARU




A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, iniciou, esta semana, o projeto ‘Para viver mais e melhor’, em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer (8 de abril). A campanha acontece, de forma on-line, durante o mês de abril, e tem como objetivo chamar a atenção para a prevenção, e levar informação sobre a doença.

De acordo com a secretária da SPM, Juliana Gouveia, as ações serão realizadas às quartas-feiras deste mês, com a divulgação de cards em redes sociais. “Também teremos uma palestra no dia 21, por meio do Google Meet, com profissionais especializados no tema e com experiência no cuidado a esse público”, explicou Juliana.

O câncer é o principal problema de saúde pública no mundo e já está entre as quatro principais causas de morte prematura (antes dos 70 anos de idade) na maioria dos países. A incidência e a mortalidade por câncer vêm aumentando no mundo, em parte pelo envelhecimento, pelo crescimento populacional, como também pela mudança na distribuição e na prevalência dos fatores de risco, especialmente aos associados ao desenvolvimento socioeconômico.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), os tipos mais comuns de câncer em mulheres, no ano de 2020, foram o de mama, de colorretal, de útero, de pulmão e de tireoide. “A melhor forma de prevenir é levando informação, conscientizando essas mulheres. Esse tipo de campanha educativa acende esse alerta, faz a mulher olhar para si, observar os sinais e, se for o caso, buscar ajuda. E hoje as redes sociais têm um papel fundamental e nos permitem atingir um grande número de mulheres usando poucos recursos”, destacou Juliana.

As interessadas podem buscar orientação médica na Rede Municipal de Saúde, através das Unidades Básicas, ou informações na sede da SPM, localizada na Rua Padre Rolim, 40, Bairro Maurício de Nassau, ou até mesmo pelo telefone (81) 3719-0628. Essas mulheres serão direcionadas para a unidade de referência para a realização de consultas e exames.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.