quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

PERFORMANCE A FESTA ENCERRA OFICINA DE ILUMINAÇÃO CÊNICA EM GARANHUNS




Depois de três semanas intensas de aulas no Centro de Produção Cultural e Negócios do Sesc (CPC), a oficina "Luz na Cena – Iniciação à Iluminação Cênica para Atores e Atrizes" chega ao seu final tendo como resultado de todo este processo a construção coletiva da performance teatral “A Festa – Não Recomendada à Família Tradicional”, adaptada do texto original do dramaturgo inglês Harold Pinter, será encenada no Teatro Reinaldo de Oliveira, do CPC, nesta quinta (19), às 20h. A entrada é gratuita com classificação indicativa de 16 anos.

A performance retrata o dilema entre os valores sociais que se vivencia na atualidade e mostra uma festa em uma sociedade recatada, cheia de limitações e privilégios, sugerindo o que acontece no mundo externo a essa realidade. Mas um personagem, alheio a este reduto, adentra a festa e muda o status quo estabelecido. Para esta finalização, os 21 alunos foram divididos em várias funções do campo das artes cênicas e da produção como atores, atrizes, músicos, contrarregras, iluminadores, técnicos de luz, cenotécnicos e operadores de som. A concepção e direção da performance são de Eron Villar, Ivo Barreto e Carlos Carvalho, instrutores da oficina.

Todos os elementos de iluminação utilizados em “A Festa” foram abordados durante as aulas da oficina: “Para essa composição, contemplamos vários conceitos de iluminação, do mais artesanal, ao usarmos uma lâmpada incandescente, passando pelos equipamentos tradicionais de um teatro, como elipsoidais e PCs, até os elementos digitais mais contemporâneos, como um refletor de led”, explica Eron Villar, que é designer de luz, diretor de teatro, roteirista de quadrinhos e produtor cultural.

O resultado da oficina “Luz em Cena”, realizada em parceria com o CPC, surpreendeu os instrutores. “Estamos muito felizes com o empenho e a dedicação dos alunos e alunas, principalmente devido à diversidade que conseguimos montar na turma com atores, atrizes, músicos, performers, psicóloga, arquiteto, que contribuiu para essa leitura muito ampla, essencial para o sucesso deste exercício final”, conclui Villar. A oficina “Luz em Cena” teve a chancela do Funcultura 2017/2018.

Foto: Ivo Barreto

Quem é Adriano Luiz?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Radialista desde abril de 2004. Locutor na Rádio Liberdade FM 94,7 de Caruaru-PE. Facebook, Twitter e Instagram: @adrianoluizloc