sexta-feira, 16 de agosto de 2019

CALENDÁRIO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM CARUARU E SANTA CRUZ SOFRE ALTERAÇÕES




Com o fim do inverno no Agreste, compreendido entre os meses de março a junho, e com ausência de chuva registrada nesse período, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) já está desenvolvendo os ajustes operacionais para promover alteração no regime de abastecimento de água das cidades de Santa Cruz do Capibaribe e Caruaru (incluindo a Zona Rural). Essa medida será necessária diante da situação de pré-colapso em que se encontra a Barragem de Tabocas, principal manancial existente em Santa Cruz do Capibaribe, que hoje está com 0,98 % de sua capacidade. Por este motivo, as duas cidades serão atendidas apenas pelo Sistema Integrado Prata-Pirangi, a partir da próxima terça-feira, 20.

Em Caruaru, o rodízio de distribuição de água será alterado para 5 dias com água e 15 dias sem. Hoje, o regime obedece ao calendário de 5 dias com água e 10 sem. Já em Santa Cruz do Capibaribe, o atendimento será mantido em prédios públicos (escolas, creches, hospitais, entre outros) e na área comercial do Moda Center Santa Cruz, principal centro econômico do município. A Compesa informa que as contas dos clientes que não serão atendidos pela rede de distribuição de água serão suspensas.




A Barragem de Tabocas, que tem capacidade para acumular 13 milhões de metros cúbicos, vem sofrendo os efeitos dos últimos  oito anos de estiagem na região. Atualmente, o manancial está apenas com 137 mil metros cúbicos de água. Estudos técnicos realizados pela Compesa apontam o colapso do manancial a partir da segunda quinzena do mês de agosto, quando não será mais possível captar água nesse reservatório para o abastecimento de Santa Cruz do Capibaribe. Diante dessa situação, a alternativa encontrada pela Compesa para não deixar Santa Cruz do Capibaribe totalmente sem abastecimento foi utilizar água do Sistema Prata-Pirangi – que hoje atende Caruaru, Altinho, Ibirajuba, Cachoeirinha e Agrestina.


Fotos: Divulgação

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.