quarta-feira, 10 de abril de 2019

PREFEITURA DE CARUARU RESGATA HISTÓRIAS DE MULHERES QUE DÃO NOME A ESCOLAS MUNICIPAIS

 

Atualmente, a Rede Municipal de Ensino de Caruaru possui 50 escolas que receberam nomes de mulheres, porém, não constam em seus arquivos a bibliografia, histórico ou registros fotográficos dessas personagens ilustres do município. Sendo assim, a Secretaria de Políticas para Mulheres de Caruaru (SPM) idealizou uma proposta de projeto para dar visibilidade às 50 patronesses que nomeiam as instituições, de forma a divulgar para a população caruaruense a história dessas figuras femininas.

A coleta desses dados foi feita através de pesquisas aprofundadas na internet e de um levantamento feito com familiares e pessoas ligadas às patronesses. Também foram fontes de informação os órgãos públicos, como a Câmara Municipal de Caruaru. Das 50 escolas da pesquisa, 20 já foram catalogadas pela equipe da SPM. A primeira exposição desse material foi durante a segunda edição do Prêmio Mulheres que Fazem a Diferença que aconteceu no auditório da ACIC no dia 17 de maio de 2018.

Outra exposição foi realizada durante o 1° Seminário Municipal de Garantia de Direitos das Mulheres que aconteceu no Senac Caruaru, de quatro à sete de dezembro do ano passado. Nessa oportunidade, foram mostradas 18 homenageadas: Cacilda Vieira Santos, Drª Clarice Pinto de Melo Gomes; Gianete Silva; Guiomar da Fonseca Farias Lyra; Josélia Florêncio da Silveira, Justina de Freitas; Leonor Felicidade da Conceição; Luzia Belmiro Monteiro Rosal (Sinhazinha); Maria Bezerra Tôrres; Maria Cândida da Silva; Maria do Carmo Queiroz Cabral; Maria Cristina de Lima Tavares Correia; Maria Laura Monteiro Florêncio; Maria de Lourdes Sousa Maciel (Tia Malude); Maria Martins de Melo; Maria do Socorro de Freitas; Mariana Lourdes de Lima; Teresa Neuma Pereira Pedrosa; Helena Martins Gomes e Erika Patrícia.

Para completar o catálogo, a Secretaria de Políticas para Mulheres de Caruaru (responsável pela pesquisa) está convocando familiares e amigos de pessoas próximas das patronesses que faltam para contribuir com a pesquisa. O pedido é por informações e dados para compor os dossiês dos seguintes perfis: Professora Nerine Francisca de Carvalho; Flora Bezerra; Paulina Monteiro; Francisca Maria da Conceição; Maria Alice; Professora Iva Do Carmo; Maria de Lourdes Pepeu; Maria Anunciada Rodrigues; Maria Félix de Lima; Maria de Lourdes Azevedo; Maria Emília; Natalice Limeira; Maria José de França e Antônia Maria da Conceição.

Quem tiver como colaborar com o trabalho de pesquisa pode entrar em contato com a SPM através do telefone(81) 3724-8600.


Fotos: Janaína Pepeu 


QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.