sábado, 6 de dezembro de 2025

PERNAMBUCO MEU PAÍS VERÃO ABRE PROGRAMAÇÃO EM ALDEIA COM MULTIDÃO E CELEBRAÇÃO ÀS DIFERENTES VERTENTES DO FORRÓ

Primeira noite reúne tradição, vozes femininas e grandes nomes do forró no Parque Aldeia dos Camarás, em Camaragibe, diante de um grande público



A primeira noite do Festival Pernambuco Meu País – Edição Verão estreou de maneira histórica ao levar para o Parque Aldeia dos Camarás, em Camaragibe, uma explosão de ritmos, expressões e vertentes do forró. A programação abriu com a força da cultura popular da Banda de Pífanos Zabumba do Mestre Chimba, passou pela potência coletiva do projeto _No Canto Delas_ e botou o público para dançar com Dorgival Dantas, Raí Saia Rodada e o fenômeno do piseiro Tarcísio do Acordeon.

O evento, o primeiro realizado em Aldeia, recebeu um grande público já na abertura oficial, que contou com a presença da governadora Raquel Lyra, acompanhada por Diego Cabral, prefeito de Camaragibe, Cacau de Paula, secretária de Cultura, e Carla Pereira, diretora de ações culturais da Fundarpe e diretora geral do Pernambuco Meu País. Na noite de estreia da nova etapa do festival, a governadora destacou o impacto positivo da iniciativa, que agora também ganha uma edição de verão, ampliando seu alcance e envolvendo novos municípios:

“Depois de dois anos de sucesso, onde a gente fez todo circuito do frio com o Festival Pernambuco Meu País, que já nasceu grande e conquistou os corações dos pernambucanos, criamos a versão do verão e começamos aqui em Aldeia, Camaragibe, com todo apoio da prefeitura. Em uma época que é de baixa no turismo, podemos agregar valor à geração de emprego e renda numa área que cresce no mundo inteiro. E é claro que Aldeia, como destino turístico de Pernambuco, está sendo contemplada com esses três dias de shows que reúne grandes artistas locais e nacionais”, pontuou Raquel Lyra.

Também reforçando a consolidação do festival como política pública de Estado, a secretária Cacau de Paula completou:

“É uma alegria muito grande iniciarmos a etapa de verão do Pernambuco Meu País, essa política pública da gestão Raquel Lyra, que vem cada vez mais se consolidando. No ano passado, nós começamos com oito cidades, e já neste ano trabalhamos forte durante o carnaval, depois, no período do frio, passamos por dez cidades do Agreste e Sertão, e agora chegamos em Aldeia, cidade que está abraçando o festival durante esses três dias de festa. Daqui, seguimos para o Recife, Jaboatão dos Guararapes e encerramos a edição verão no Litoral Norte”, destacou.


Entre as autoridades, ainda estavam presentes Túlio Vilaça, secretário da Casa Civil, Daniel Coelho, secretário do Meio Ambiente, Eduardo Loyo, presidente da Empetur e André Teixeira Filho, secretário de Mobilidade e Infraestrutura.


A noite artística abriu em grande estilo com uma homenagem à cultura popular. Fundada no Cabo de Santo Agostinho em 1998, a Banda de Pífanos Zabumba do Mestre Chimba trouxe ao palco uma seleção de clássicos recriados em linguagem de pífanos — uma fusão entre tradição e frescor que ditou o clima da festa. O público já se acomodava no parque quando o grupo iniciou sua apresentação. Após o show, os músicos celebraram:

“Abrir essa edição verão do Pernambuco Meu País é uma satisfação muito grande porque a cultura popular é a identidade do estado de Pernambuco. Então, eu só tenho a parabenizar a todos que fazem esse festival, e principalmente, ter gratidão de estar abrilhantando esse palco ao lado de tantos artistas que vão passar por aqui”, afirmou Joan, integrante da banda.

Na sequência, o palco recebeu o projeto No Canto Delas, espetáculo que reúne Irah Caldeira, Cristina Amaral, Nadia Maia e Larissa Lisboa. O encontro uniu repertórios que transitam por sensibilidade, ancestralidade e contemporaneidade, com clássicos da música pernambucana e brasileira embalados pelas vozes das quatro artistas. A apresentação explorou o duplo sentido da palavra “canto”: o lugar de pertencimento e a música enquanto afirmação feminina. Ao longo do show, o protagonismo das mulheres na cultura pernambucana ganhou destaque, primeiro com todas as cantoras dividindo o palco, e depois com cada uma fazendo uma apresentação individual. 

“Eu queria justamente que fossem mulheres, e trouxesse o canto como esse lugar nosso em comum: o palco, e também nossa expressão, que é a nossa voz”, afirmou Irah Caldeira, idealizadora do projeto.



O ícone do forró Dorgival Dantas foi o próximo a assumir o palco, recebido por uma plateia que já ocupava completamente o Parque Aldeia dos Camarás. Seu repertório clássico, com sucessos como _Coração, Paixão Errada, Você Não Vale Nada, Primeiro Passo_ e _Tarde Demais_, fez o público dançar agarradinho e entoar em uníssono todas as canções.


Com a madrugada chegando, o ritmo acelerou com os metais e batidas do forró eletrônico de Raí Saia Rodada, momento em que o festival exibiu toda sua diversidade sonora ao integrar, de forma orgânica, várias vertentes e temporalidades do forró. No show, Raí apresentou hits como _5 da Manhã, Tapão na Raba, Cheiro do Mato, Era Eu, Filho do Mato_ e _Storiezin_, levando a energia do público ainda mais alto.

“Pernambuco foi o primeiro estado que eu estourei, então estar aqui já é um prazer imenso e fazer parte desse festival Pernambuco Meu País é um prazer maior ainda”, celebrou Raí antes de subir ao palco.


A sequência abriu o caminho perfeito para o fenômeno do piseiro Tarcísio do Acordeon, que encerrou a primeira noite da edição verão em clima de celebração. Misturando Forró Eletrônico, Vaquejada e Piseiro, o artista levou ao palco sucessos como ABC da Vaquejada, Proteção de Tela, Meia Noite (Você Tem Meu WhatsApp) e Teu Segredo. 

“É a minha segunda vez no Pernambuco Meu País. A primeira foi lá em Gravatá, e agora estou aqui em Aldeia pela primeira vez, e espero fazer um grande show para continuar marcando presença nesse projeto que já virou referência no Nordeste”, celebrou Tarcísio antes de subir no palco e encerrar o primeiro dia do festival.



Sobre o Festival Pernambuco Meu País

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-PE), Fundarpe e Empetur, com apoio da Prefeitura de Camaragibe, realiza a edição de verão do Pernambuco Meu País nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, no Parque Aldeia dos Camarás (Km 11), em Aldeia. 

Reunindo artistas consagrados e novas vozes da cena local e nacional, o evento reforça o projeto como motor de desenvolvimento econômico, cultural e social no Estado, democratizando o acesso à cultura. A edição de inverno do evento, realizado entre julho e setembro, movimentou mais de R$200 milhões nas cidades por onde passou, reforçando que a cultura também é um vetor de renda e emprego.


Fim de semana de shows

Os shows da etapa Camaragibe/Aldeia continuam no sábado (6), a partir das 18h, com a força da cultura popular do Coco dos Pretos, seguido pelo trap pernambucano de  Mago de Tarso, às 19h10, o rapper Xamã, às 21h10, que apresenta seu novo disco, além da pernambucana Duda Beat, às 23h10; e de Luísa Sonza, a partir de 1h10. A discotecagem dos intervalos fica a cargo do DJ Murilo França.

Já no domingo (7), o brega assume o protagonismo. Mas diferente dos outros dias, a programação do domingo começa mais cedo: às 16h, com o show de Getúlio Cavalcanti. Às 17h10, o projeto Meu Coração é Brega, que reúne Brunessa França, Amigas Do Brega e Banda Sentimentos, comandam o palco. Em seguida, às 20h10, sobe ao palco a Banda Kitara, seguida pelo show de Michelle Andrade, às 21h40. Encerrando a programação do Festival Pernambuco Meu País Verão em Aldeia, a musa Priscila Senna comanda o show, às 23h40. A DJ Kananda PX comanda os intervalos.


Programação Pernambuco Meu País Verão - Camaragibe/Aldeia:


06/12 – Sábado

18h - Coco dos Pretos

19h10 - Mago de Tarso

21h10 - Xamã

23h10 - Duda Beat

01h10 - Luísa Sonza

DJ Murilo França nos intervalos


07/12 – Domingo

16h - Getúlio Cavalcanti

17h10 - Meu Coração é Brega com Brunessa França, Banda Sentimentos e Amigas do Brega

20h10 - Banda Kitara

21h40 - Michelle Andrade

23h40 - Priscila Senna

DJ Kananda PX nos intervalos


Fotos: Juana Carvalho e Dani Pedrosa / Secult-PE


QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.