Estão abertas, desde a última terça-feira (17), as inscrições para as vagas dos cursos técnicos na forma subsequente, ofertados pelas Escolas Técnicas Estaduais de Pernambuco. A iniciativa amplia o acesso à educação profissional para estudantes que já concluíram o Ensino Médio e desejam se qualificar para o mercado de trabalho, com aulas realizadas no período noturno. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do site www.educacao.pe.gov.br, no período de 17 a 29 de dezembro.
Ao todo, estão sendo disponibilizadas 8.910 vagas em cursos de Educação Profissional Técnica, distribuídas em diversas unidades da rede estadual. O processo seletivo adota uma política de inclusão social, reservando 50% das vagas para estudantes oriundos de famílias com renda bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo. Além disso, 5% das vagas são destinadas a jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e 5% para pessoas com deficiência (PcD).
A seleção será feita por meio de prova objetiva, composta por 20 questões, sendo 10 de Língua Portuguesa e 10 de Matemática. A avaliação ocorrerá de forma eletrônica e presencial, entre os dias 06 e 15 de janeiro. Para garantir acessibilidade e organização, os laboratórios das escolas participantes estarão disponíveis para a aplicação da prova, com limite máximo de cinco candidatos por vez.
O resultado final do processo seletivo será divulgado em 29 de janeiro. Os candidatos aprovados deverão realizar a matrícula entre os dias 30 de janeiro e 03 de fevereiro. Já o remanejamento de vagas está previsto para 05 de fevereiro.
A oferta dos cursos técnicos subsequentes reforça o compromisso do Governo de Pernambuco com a formação profissional, a inclusão social e a ampliação de oportunidades para jovens e adultos que buscam qualificação e inserção no mercado de trabalho.

