Com a formatura e posse dos novos agentes, Caruaru passa a contar com um efetivo de 149 guardas municipais, ampliando a presença nas ruas e fortalecendo a política de segurança pública no município
A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Segurança Municipal (SSM), realizou, nessa terça-feira (16), no auditório da Secretaria de Educação (Seduc), a solenidade de formatura dos 40 novos Guardas Municipais que concluíram com êxito o curso de formação. A ação marca mais um avanço estratégico da política pública de segurança no município.
Durante o evento, o prefeito Rodrigo Pinheiro destacou o desafio enfrentado pela gestão para reestruturar a administração municipal por meio do maior concurso público da história de Caruaru, com reflexos diretos nos bons índices de segurança. “Hoje vocês passam a fazer parte de um time que ama e cuida de Caruaru. A chegada de novos guardas representa avanço, compromisso e fortalecimento da nossa cidade”, afirmou, ressaltando o papel das novas turmas no enfrentamento à violência e na proteção da população.
O secretário de Segurança Municipal, coronel Patrício Filho, classificou o momento como histórico. “É um dia de celebrar. Guerreiros e guerreiras que concluíram o curso com 486 horas de formação teórica e prática. Não existe desenvolvimento sem segurança, e estamos construindo uma Guarda cada vez mais preparada e estruturada”, pontuou.
Representando os formandos, o guarda municipal Cousseiro, laureado em primeiro lugar da turma Alfa, falou em nome da nova geração da corporação. “É a realização de um sonho. Fui aprovado em nove concursos e escolhi Caruaru pela sua expertise em segurança pública. Assumo essa missão com orgulho, responsabilidade e disciplina. Hoje é um dia histórico”, declarou.
Com a posse dos novos guardas, a gestão municipal amplia o efetivo e a força operacional da Guarda Municipal, possibilitando o lançamento de novas guarnições, a ativação de postos e uma presença mais efetiva nas ruas, refletindo diretamente na sensação de segurança da população. A Prefeitura também reafirmou que seguirá investindo no setor, com a ampliação do videomonitoramento por meio do cercamento eletrônico, aquisição de equipamentos de proteção individual e capacitação continuada dos servidores.
Fotos: Jorge Farias



