Com o tema “Cuidado, autonomia e justiça social para as mulheres e meninas”, a programação reúne palestras, apresentações culturais e apresentações de trabalhos científicos
Na próxima terça-feira (25), Caruaru será cenário de um importante encontro de fortalecimento da rede de proteção às mulheres e meninas. Com o tema Cuidado, autonomia e justiça social para as mulheres e meninas, o I Congresso do Agreste de Enfrentamento à Violência de Gênero terá início às 8h, no WA Convention, localizado no Caruaru Shopping.
A programação reúne a rede de proteção, pesquisadoras e pesquisadores, profissionais da assistência, da saúde, da educação, do sistema de justiça, além de gestoras públicas e organizações da sociedade civil.
Durante a manhã, a programação terá início com o credenciamento das participantes, apresentações culturais e palestra magna com Cida Gonçalves, ex-ministra das Mulheres, referência nacional na pauta de gênero e no enfrentamento à violência contra mulheres.
Após o almoço, serão realizadas apresentações dos resultados dos grupos de trabalho, divididos nos eixos “Políticas de Cuidado, Autonomia Econômica e Justiça Social”, “Acesso à Justiça e Fortalecimento da Rede de Proteção” e “Educação, Cultura e Prevenção da Violência contra Meninas e Mulheres”. Os trabalhos estão sendo submetidos nas modalidades de Resumo, Resumo Expandido e Relato de Caso.
O encerramento, que terá início às 19h, contará com apresentações culturais dos grupos Dendê Delas e As Fulô, além de palestra cantada com Rosimar Lemos e uma mesa temática sobre o NIOJ e a Rede de Proteção.
O congresso é uma realização da Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria da Mulher, organizado pela Câmara Técnica de Enfrentamento à Violência de Gênero e pelo Conselho Municipal da Mulher, em parceria com instituições públicas, universidades e organizações da sociedade civil que atuam na promoção da igualdade e no fortalecimento das políticas para as mulheres.

