segunda-feira, 13 de outubro de 2025

IVANILDO VILANOVA: A ÁGUIA DO IMPROVISO COMPLETA 80 ANOS ELEVANDO A CANTORIA

 por Jénerson Alves



Se fizéssemos uma enquete com o público, apologistas e até com outros cantadores sobre quem é o maior repentista em atividade, a resposta seria unânime: Ivanildo Vilanova. Consagrado como o Cantador do Século, Vilanova é um expoente, tanto como poeta quanto como liderança profissional. É chamado de ‘Águia do Improviso’. A ave possui visão apurada, bico e garras fortes, Ivanildo vê além do tempo e, com força hercúlea, defende a cantoria e a cultura nordestina.

Neste dia 13 de outubro de 2025, o repentista completa 80 anos de idade. Filho do também cantador José Faustino Vilanova, Ivanildo nasceu em Caruaru-PE. Começou a cantar profissionalmente aos 18 anos, já com uma bagagem de conhecimento invejável.

Sua obra possui inestimável valor poético. Versos límpidos, com lirismo natural e agudeza analítica. Sabe-se que o improviso nordestino tem raízes nos trovadores europeus, e a palavra ‘trouver’ significa ‘achar’ – isso porque o repentista não pensa na estrofe, mas a ‘acha’ em poucos segundos (alguns cantadores dizem que “sonham” com os versos). Dessa forma, Vilanova compôs trabalhos memoráveis, como ‘Nordeste independente’, ‘Orgulho de ser nordestino’, ‘Uma vaca matou Zé Marcolino, e eu não dava José numa boiada’, entre tantos outros. 

Seu vasto conhecimento elevou os patamares poéticos da cantoria; sua ética profissional conduziu a viola aos píncaros da grandeza. Foi a partir da articulação dele que os cantadores ascenderam como artistas, mediante a instituição de cachês, horários e contratos. Ele ainda levou o repente a vários estados e até para fora do país, como aos Estados Unidos, Itália e França. Idealizou eventos grandiosos, como o Desafio Nordestino de Cantadores, no qual os poetas percorriam vários municípios pernambucanos em disputas cujas etapas finalistas ocorriam em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. 

Com oito décadas de vida, seu talento continua o mesmo de décadas atrás. Seja nos duelos poéticos ou em participações especiais, é este o desejo de milhares de amantes da cantoria de viola: que a voz de Vilanova permaneça ecoando, revestindo de alcance e significado a essência do Nordeste.

Jénerson Alves é jornalista, professor e poeta


QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.