Respeito à tradição do circo deu o tom do País do Circo no Festival Pernambuco Meu País em Caruaru
A essência das artes circenses de Pernambuco e respeito à tradição do circo deram o tom deste primeiro dia do País do Circo dentro do Festival Pernambuco Meu País em Caruaru. Se apresentaram na nossa querida lona cultural o circo Itinerante Alves e a Trupe Carcará.
O circo Itinerante Alves é um circo-família pertencente à família Alves, que em sua quinta geração circense, representa um legado no que diz respeito à tradição. Há mais de cem anos leva a arte do circo a distintos lugares, buscando manter viva uma tradição que perpassou o tempo e suas transformações.
O espetáculo “Resistência - mais de 100 anos itinerando” traz elementos tradicionais do circo para as novas gerações. O show é permeado por apresentações de malabares, palhaço, lira, equilibrista e outros clássicos das artes circenses. Tendo como proprietários Gerdênia Alves e Holando de Melo (Palhaço Jipinho), o Circo Alves já circulou por vários estados brasileiros apresentando os seus espetáculos, ministrando oficinas e cursos, dando palestras e participando de festivais, como o Pernambuco Meu País.
Já o Picadeiro Pernambuco é um espetáculo da Trupe Carcará, que celebra a tradição circense e a estética dos circos itinerantes com números de força, equilíbrio, palhaçaria, malabares, tudo sob a trilha ao vivo de uma banda.
Trate-se de uma homenagem aos circos itinerantes, apresentando artistas de diferentes gerações e números.
Para André Ramos, Coordenador de Artes Circenses da Secretaria de Cultura de Pernambuco, o País do Circo de hoje foi uma demonstração da força da tradição pernambucana na linguagem. “Foi uma aula de circo para as crianças. Escolhemos fazer uma celebração das raízes circenses do Estado e foi um sucesso”, disse.
Sobre o Festival Pernambuco Meu País
O Festival Pernambuco Meu País é uma iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco, promovida por meio da Secretaria de Cultura, da Fundarpe e da Empetur, em parceria com os municípios-sedes participantes. O evento tem como propósito valorizar e difundir a diversidade cultural pernambucana, fortalecendo a economia criativa, estimulando o turismo e promovendo o acesso democrático à arte em suas múltiplas linguagens.
Fotos: *Simon Filmes/Secult-PE/Fundarpe*