segunda-feira, 26 de maio de 2025

FERNANDO DE NORONHA REALIZA 23ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS COM PROGRAMAÇÃO FOCADA EM SUSTENTABILIDADE


Evento visa trazer reflexões sobre a importância dos museus em meio às mudanças sociais



A Administração de Fernando de Noronha, através da Superintendência de Turismo, Cultura e Esportes, em parceria com a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), realiza, mais uma vez, a Semana Nacional dos Museus, que chega a sua 23ª edição. O evento acontece entre os dias 27 e 30 de maio, em comemoração ao Dia Internacional do Museu, celebrado no dia 18 do mesmo mês. A ação é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Com o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, a comemoração tem a finalidade de propor reflexões sobre o papel dos museus na preservação da memória cultural em meio às mudanças sociais.

A programação integra o Memorial Marieta Borges Digital, uma plataforma virtual, no site noronha.pe.gov.br, que conta com um acervo histórico de Fernando de Noronha, disponibilizado de forma acessível. Ao todo, são 58 painéis que mostram a trajetória da ilha, proporcionando uma experiência imersiva para o público.

O superintendente de Turismo, Cultura e Esportes de Noronha, Paulo Henrique, fala sobre a importância da Semana Nacional dos Museus para a comunidade noronhense. “O evento, que é destinado para artesãos, artistas e toda a comunidade que quiser participar, é de grande importância, pois à medida que a gente vai criando e desenvolvendo essas ações, vão sendo construídas peças que dialogam diretamente com toda a história da ilha”, comenta. 

A ação, que foi idealizada com atividades culturais e educativas, conta também com a Oficina Sustentabilidade Galeria Reciclada, que será realizada no espaço de artesanato do Air France. Tem como finalidade a preservação do patrimônio imaterial e o desenvolvimento sustentável para artesãos do arquipélago, com patrocínio e envolvimento da Cepe. O encontro ainda visa combinar criatividade e descarte adequado de produtos que podem impactar diretamente o meio ambiente. 


QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.