Em Salgueiro (PE), no Sertão Central, a educação do município ganhou uma importante conquista. O projeto de lei de autoria do vereador Professor Agaeudes, aprovado por unanimidade na Câmara, tornando obrigatória a disciplina de Educação Física nas escolas municipais, transformou-se na Lei n° 2.560/2024, que foi sancionada pelo prefeito Marcones Libório de Sá.
O Prof. Eduardo Mororó (CREF 006138-G/PE), Delegado do CREF12/PE, juntamente com os Profissionais de Educação Física da região foram responsáveis pela mobilização e engajamento de toda a população para aprovação da Lei Municipal.
A nova legislação, um marco para a saúde e bem-estar dos estudantes, estabelece a prática de atividades físicas como parte integrante da grade curricular escolar. A partir do 1° Ano do Ensino Fundamental, todas as turmas contarão com pelo menos duas aulas de Educação Física por semana.
Essa iniciativa pretende não apenas promover a qualidade de vida dos alunos, mas também fomentar hábitos saudáveis desde cedo, contribuindo para o desenvolvimento integral de cada estudante. Além disso, a nova lei traz requisitos claros para os professores, exigindo graduação em Educação Física e regularidade junto ao Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE), garantindo assim a qualidade do ensino oferecido. Um exemplo que deveria ser seguido pelos demais municípios.
Foto: Divulgação