terça-feira, 9 de agosto de 2022

ROMARIA DO FREI DAMIÃO VOLTA A SER REALIZADA APÓS DOIS ANOS

Expectativa é de recorde de participação na 29ª edição do evento religioso. Programação mescla religiosidade popular e cultura




A Romaria do Frei Damião realizada na cidade de São Joaquim do Monte, no Agreste de Pernambuco por dois anos não congregou os devotos em virtude das restrições impostas pela Pandemia da COVID-19. Com a melhora em evolução dos dados epidemiológicos, a edição 2022 do evento será totalmente presencial, nos dias 01,02,03 e 04 de setembro.

No lapso temporal pandêmico, o evento foi vivenciado de modo virtual, com ausência das caravanas das mais diversas cidades de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia. Esse ano o grande encontro dos romeiros do Frei Damião terá característica de um “reencontro”, em que os devotos do Frade Capuchinho aclamado santo lotarão as ruas e os quase dois quilômetros que separam a zona urbana de São Joaquim do Cruzeiro do Frei Damião, com o gigante monumento venerado pelos católicos. O atual coordenador do evento e pároco da cidade, padre José Isael, comemora e reafirma que em 2022 a romaria pode ser uma das maiores, senão a maior em participação. “Por conta da Pandemia, os romeiros ficaram distantes da estátua do ‘padrinho Frei Damião’ e desta grande festa de fé e devoção que a romaria e com a volta do evento presencial, após dois anos, com certeza trará um recorde de romeiros, em especial no dia “D”, o domingo”, confirma o padre. “O romeiro vem pagar promessa, rezar e reencontrar os irmãos na fé numa grande fraternidade”, completa o religioso.


Novidades na Infraestrutura

Nos dois anos da não realização da romaria de modo presencial, a cidade de São Joaquim do Monte recebeu importantes investimentos, com foco no turismo religioso. O Cruzeiro do Frei Damião foi requalificado, contemplado com um novo acesso; uma via-sacra que inicia na Matriz e segue até o santuário; pavimentação asfáltica, iluminação em LED. Recentemente, foi entregue pela Administração Municipal o Pórtico dedicado aos romeiros, que dá boas-vindas àqueles que se dirigem à Terra da Romaria. 

Programação

A 29ª Romaria do Frei Damião terá uma vasta programação religiosa e cultural, iniciando na quinta-feira, 01 de setembro e tendo por ponto alto a Procissão de Nossa Senhora das Dores no domingo, 04 de setembro. Missas, Ofício de Nossa Senhora, Terços, Confissões, shows religiosos, Caminhada da Fé, são alguns dos destaques do evento.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.