domingo, 14 de agosto de 2022

ESPECIALISTA EXPLICA AUMENTO DE OTITE NO INVERNO E DÁ DICAS DE PREVENÇÃO




Com a queda nas temperaturas, é comum algumas doenças surgirem com mais frequência como gripes, resfriados, asmas, sinusites e rinites. Mas além dessas, também é notório o aumento da otite, que é uma inflamação no ouvido que acomete muitas pessoas no inverno. Por isso, a otorrinolaringologista explica a razão deste aumento da doença nesta época do ano.

“No inverno, as infecções respiratórias são mais frequentes devido a maior aglomeração das pessoas em ambientes fechados e a maior incidência de processos alérgicos, como as rinites. A otite média aguda é uma inflamação no ouvido médio - atrás do tímpano - causada por vírus ou bactérias que provocam essas infecções respiratórias, e ocorre quando as secreções nasais chegam ao ouvido, através da tuba auditiva, gerando o processo inflamatório. Outro ponto importante é que esse tipo de otite é mais comum nas crianças, pois anatomicamente a sua tuba auditiva é mais curta e horizontalizada, facilitando a passagem dessas secreções”, destaca.

A médica também dá dicas de como se prevenir da doença durante o período de baixas temperaturas. “A prevenção de otite inclui manter o calendário de vacinação da criança atualizado -principalmente vacinas contra influenza, gripe e pneumococo -, aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade, evitar contato com fumantes, higienizar frequentemente as mãos, fazer a lavagem nasal e oferecer o seio ou mamadeira com a criança inclinada 30-45 graus”, explica.

A otorrinolaringologista conclui ressaltando quando se deve procurar um especialista e como se dá o diagnóstico. “O paciente deve procurar um especialista caso apresente dor de ouvido, saída de secreção pelo ouvido, zumbido repentino ou diminuição da audição. A criança, de modo geral, apresenta irritabilidade, febre e tende a levar a mão ao ouvido. A avaliação otorrinolaringológica é de extrema importância para o diagnóstico correto. Através da otoscopia, conseguimos avaliar a membrana do tímpano para o diagnóstico e tratamento adequados”, finaliza.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.