domingo, 17 de julho de 2022

MATERNIDADE SANTA DULCE CONTA COM APARELHOS DE MEDIÇÃO DE BILIRRUBINA TRANSCUTÂNEA




A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a aquisição do Bilirrubinômetro Transcutâneo, que mede o nível de bilirrubina no recém-nascido. É baseada em substâncias de medição de espectroscopia, usando luz em diferentes comprimentos de onda, de maneira indolor. O equipamento é utilizado para detenção da icterícia neonatal.

Antes, essa medição era feita por meio de uma coleta sanguínea. Agora, é feito pelo Bilirrubinômetro, que é capaz de detectar a doença em segundo, agilizando a tomada de decisão dos médicos. O objetivo do equipamento é reduzir o número de coletas sanguíneas em recém-nascidos e, com isso, levar aos bebês e familiares um atendimento mais humanizado, evitando a dor e o estresse da criança.




“Com o medidor de icterícia, será possível identificar a doença por meio de um rastreio seguro, eficaz e indolor, evitando a coleta de sangue desnecessária”, explicou a secretária de Saúde de Caruaru, Bárbara Florêncio.

A icterícia neonatal é uma doença hepática que causa o amarelento da pele e dos olhos do bebê recém-nascido. A doença surge porque aumenta uma substância no sangue do bebê chamado bilirrubina indireta. A bilirrubina vai impregnar a pele dando essa coloração amarelada e pode impregnar o cérebro do recém-nascido, podendo causar sequelas neurológicas.

Fotos: Felipe Correia

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.