quinta-feira, 14 de julho de 2022

CINESOLAR CHEGA A CARUARU COM ATIVIDADES GRATUITAS PARA TODA FAMÍLIA

O projeto exibe curtas-metragens e o filme ‘O Auto da Compadecida’, neste sábado (16), a partir das 19h, no distrito de Vila Peladas, com entrada gratuita e distribuição de pipoca




A magia do cinema movido a energia solar é a proposta do CineSolar, que chega a Caruaru, com atividades culturais para a população. Em parceria com a Prefeitura, através da Fundação de Cultura, da EM Landelino Rocha e do Hub de Projetos - Consultoria, Marketing e Cultura, acontece neste sábado (16), no distrito de Vila Peladas, a partir das 19h, a exibição de curtas-metragens brasileiros.

Em cartaz, o filme “O Auto da Compadecida”e um curta especial produzido por estudantes durante realização de oficina com temática de sustentabilidade. Na sessão, que tem entrada gratuita e distribuição de pipoca, o público poderá conhecer a estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, instalada no próprio veículo que carrega todo o cinema e que tem muitas atrações para toda a família.

O CineSolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Funciona através de duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que foram grafitadas e adaptadas com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20h de autonomia. Cada sprinter também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema.

Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma sala de aula, onde o público é convidado a entender, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica. Os infográficos, a iluminação e a decoração especial - feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma - são uma atração à parte, que encanta pessoas de todas as idades.

O projeto viaja por várias regiões do país para realizar sessões gratuitas de cinema, com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social, difundir a tecnologia da geração de energia fotovoltaica e levar alegria com a temática socioambiental a todas as pessoas. O circuito segue até o final do ano em mais de 100 municípios pelo país.

Oficinema Solar: ‘Sustentabilidade e Vídeo-Movimento’

Além das sessões de cinema, o CineSolar realiza diversas oficinas que integram arte, tecnologia e sustentabilidade. Em Caruaru, o projeto contempla a Oficinema Solar com a temática “Sustentabilidade e Vídeo-Movimento”, que utiliza musicalidade e a dança afro, com crianças e jovens estudantes da rede pública, e será ministrada por Solange Ferreira, professora, arte-educadora, coreógrafa e bailarina, diretora da Cia. Tribo e conselheira do Centro Cultural Africano.

O objetivo é resgatar através da dança, canto e música, o que existe de mais genuíno dentro das artes cênicas negras africanas no Brasil, trazendo conhecimento, valorização e conscientização da ascendência afro-brasileira.

As oficinas pretendem ainda introduzir aspectos básicos da linguagem audiovisual a partir da ideia da produção de “vídeo de bolso”. Esse formato utiliza ferramentas digitais, portáteis e fáceis de manusear para produção de vídeos diversos, aparelhos já comuns a esses jovens. No encontro, todas as ações são gravadas, um filme é produzido com os participantes, editado no mesmo dia pela equipe do CineSolar e tem sua “estreia mundial” durante a sessão de cinema, à noite para a comunidade local.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.