quinta-feira, 9 de junho de 2022

SECRETARIA DE SAÚDE DE CARUARU ALERTA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA IMUNIZAÇÃO




No dia 9 de junho é comemorado o Dia Nacional da Imunização. A data tem como objetivo chamar a atenção para a importância das vacinas para a saúde coletiva.

“Manter a vacinação em dia, em todas as fases de vida, é um dos melhores métodos para evitar doenças e infecções", disse a coordenadora do PNI, Tatiane Lino.

Em Caruaru, as vacinas são disponibilizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) espalhadas na cidade e na zona rural. As vacinas ofertadas pelo Ministério da Saúde (MS) estão no calendário de vacinação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e atende às pessoas em todas as fases da vida.

Atualmente, o município está com duas campanhas de vacinação em andamento. A Campanha de Influenza e Sarampo, que segue até o dia 30 de junho para grupos prioritários e já alcançou o percentual de 63,6% para Influenza e 42% para Sarampo. O recomendado pelo MS para essas duas vacinas são de 90% e 95%, respectivamente, para a cobertura vacinal.

E a vacinação para a Covid-19, que entre as crianças de 5 a 11 anos, essa cobertura está em 53,5% de primeira dose (D1) e 28,1% para segunda dose (D2). Entre as pessoas com 12 anos ou mais, a cobertura está em 103,3% para primeira dose (D1), 99,8% para segunda dose, 61,6% para primeira dose de reforço (D3) e 32,9% para segunda dose de reforço (D4). O preconizado pelo MS para vacina é cobertura vacinal de 90%.

Tatiane Lino falou ainda sobre a importância da vacinação do cenário atual e como as vacinas funcionam no organismo. “As vacinas fazem com o que o sistema imunológico reaja e produza os anticorpos necessários à defesa contra os agentes, o que torna o corpo imune a eles e as doenças que eles causam. Com a pandemia da Covid-19 e a epidemia da vírus da Influenza, subtipo H3N2, pudemos vivenciar a importância das vacinas para evitar mortes e evolução para casais graves dessas doenças”, explicou a coordenadora.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.