quinta-feira, 9 de junho de 2022

RAQUEL: VAMOS DOBRAR A COBERTURA DE CRECHES COM CRIAÇÃO DE 60 MIL VAGAS EM PARCERIA COM MUNICÍPIOS




A pré-candidata ao Governo do Estado, Raquel Lyra, afirmou, nesta quinta (9), que tem como meta dobrar a cobertura de creches em Pernambuco, ofertando 60 mil novas vagas em parceria com os municípios, e dentro do que chamou de maior programa de investimento em educação infantil do Estado.

O anúncio foi feito durante a participação da tucana na sabatina realizada pelo Portal UOL/Folha de São Paulo. “Faremos o maior investimento de educação infantil da história de Pernambuco. Construiremos creches, assim como fizemos em Caruaru, quando saímos de 1 mil para mais de 7,8 mil vagas de creches”, ressaltou Raquel.

De acordo com o Pacto Nacional pela Primeira Infância do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2021 o estado tinha apenas 17,7% de crianças em creches. É o pior resultado entre todos os estados do Nordeste. E muito distante da meta estabelecida pelo Plano Nacional de Educação, que é de atender, no mínimo, 50% das crianças de 0 a 3 anos com creches.

Para a postulante, a educação na primeira infância é um dos caminhos para promover a transformação social de verdade. “É política pública na veia de combate à desigualdade, garantindo cinco refeições por dia para as crianças, e é política pública para a mulher porque permite que, com sua criança na escola, a gente possa garantir a ela o direito de trabalhar e, com isso, resolvemos um problema da qualidade da educação em Pernambuco, que é um grande gargalo”, acrescentou.

Ainda sobre o tema da Educação, Raquel manifestou que é a favor do fortalecimento da Universidade de Pernambuco (UPE), que vive uma situação de sucateamento em municípios onde diversos cursos foram fechados.

Ao falar sobre outros assuntos, a pré-candidata afirmou que a segurança pública em Pernambuco precisa ser relançada, com ações que vão de políticas de prevenção e valorização das forças operacionais de polícia. Raquel lembrou das mudanças no Monte Bom Jesus durante sua gestão como prefeita de Caruaru. Citou ainda a redução de mais de 50% no índice de homicídios e diminuição de 70% nos crimes contra o patrimônio, alcançados pelo município ao longo de suas duas gestões com o programa Juntos pela Segurança.

“No Monte Bom Jesus, garantimos investimentos que, de fato, devolveram um cartão postal ao município e hoje é ponto de cultura, esportes e lazer a qualquer hora do dia”, destacou. “Em Caruaru, temos mais de 300 pessoas egressas do sistema prisional que estão tendo a oportunidade de trabalho e de reinserção social”, complementou.

Raquel reforçou que terá como principal bandeira de seu governo o combate às desigualdades, “trabalhando incansavelmente para fazer de Pernambuco um estado melhor para se viver”, finalizou.

Fotos: divulgação

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.