quinta-feira, 16 de junho de 2022

SÃO JOÃO DE CARUARU TAMBÉM TEM ESPAÇO PARA EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO




Coordenado pela Educação para o Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional do Detran-PE, a “Capital do Forró”, além da animação dos festejos juninos, ganha um espaço para conscientizar condutores de veículos e transeuntes, sobre a segurança nas estradas. Nos dias 24, 25 e 26 o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) leva para Caruaru, nas imediações do Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, ação preventiva e educativa que vai contar com simulador de direção, uso de óculos de simulação de embriaguez e de bafômetro passivo, com a intenção de alertar para os cuidados nas rodovias e, principalmente, nunca ingerir álcool antes de dirigir.

Também haverá prestação de serviços, por meio do Detran Itinerante, veículo adaptado para atendimento ao público. Quem visitar a cidade nos três dias, vai aprender mais sobre segurança nas estradas. O simulador de direção, equipamento que imita um veículo e reproduz os efeitos de dirigir após ingerir bebida alcoólica, leva o condutor a conhecer os perigos de dirigir alcoolizado. O condutor sai da pista, tem a visão distorcida e excede os limites de velocidade recomendados. Uma experiência que desperta o senso de responsabilidade dos motoristas.

A operação em Caruaru é desenvolvida juntamente com a Diretoria de Fiscalização, após articulação com a direção da 4ª Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito). O evento conta ainda, com o uso de óculos simuladores de embriaguez, peça que faz o usuário perceber os sintomas do uso do álcool, como visão turva, desequilíbrio e desorientação.

De acordo com o diretor presidente do Detran-PE, Gustavo Carneiro Leão, “o trabalho de prevenção e educação é bastante eficaz na redução dos sinistros de trânsito. A ação em Caruaru, contribui na construção de um trânsito seguro no momento em que a cidade recebe turistas de todo o Brasil”. A operação Prevenção Segundos que Salvam Vidas, estará utilizando o bafômetro passivo, instrumento que mede o grau de álcool no organismo, sem a necessidade de soprar no aparelho. Se acusar a ingestão de álcool, o condutor entrega o veículo para alguém habilitado que não tenha bebido.

Enquanto todos se divertem, também será possível solicitar alguns serviços do órgão e tirar dúvidas sobre procedimentos e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). No Detran itinerante o usuário poderá obter Certidão Nada Consta, solicitar 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), requisitar emissão de taxas, agendar serviços e consultar pontuação da CNH.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.