quinta-feira, 2 de junho de 2022

I SEMINÁRIO "TRABALHO INFANTIL NÃO É BRINQUEDO" É REALIZADO EM CARUARU




A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, realizou, na última terça-feira (31), o I Seminário de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), com o tema “Trabalho Infantil não é brinquedo”. A iniciativa tem o objetivo de sensibilizar a sociedade quanto as violações e violências sofridas por crianças e adolescentes em atividade de trabalho infantil.

O seminário aconteceu no Centro Integrado de Direitos Humanos (CIDH) e contou com apresentações culturais do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), através da Banda Vitalina e do Grupo de dança Dandara, com integrantes do Projeto Juventude Vitalina. O evento contou também com palestras voltadas para a vivência e consequências do trabalho infantil e a legalidade do Programa Jovem Aprendiz.

O evento foi realizado para equipe de profissionais de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), integrantes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), Projeto Juventude Vitalina, gerência e coordenação da Proteção Social Especial da SDSDH, Procuradoria do Trabalho, Conselho Tutelar e equipes dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS).




“Nossas estratégias adotadas são: a busca ativa e identificação de crianças e adolescentes encontrados em situação de risco ou violação dos direitos nas diversas feiras que acontecem no Parque 18 de maio, através da equipe de educadores sociais. Além disso, realizamos visitas domiciliares para orientação e coleta de informações para identificar famílias que possam estar em situação de risco ou vulnerabilidade social”, afirmou a coordenadora de Média Complexidade da Proteção Social Especial da SDSDH, Kamylla Godê.

A equipe do AEPETI atua desenvolvendo atividades permanentes no enfrentamento ao trabalho infantil nas feiras livres, na Via Parque e em grandes eventos, como: Caruaru por Paixão, São João, Caruaru em Movimento, Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil (18 de maio) e no Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho).

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.