quinta-feira, 2 de junho de 2022

CARUARU AMPLIA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA E SARAMPO




Com a cobertura vacinal ainda longe de alcançar a meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) para os grupos prioritários, a Campanha de Vacinação contra a Influenza e contra o Sarampo foi ampliada por mais 30 dias. A decisão foi pactuada, na última terça-feira (31), pela Comissão Intergestora Bipartite (CIB). Com isso, a campanha se estende até o dia 30 junho.

Segundo dados coletados no Localizasus, até o dia 31 de maio de 2022, a cobertura vacinal ,em Caruaru, é 60% para influenza e 38,4% para sarampo. O preconizado pelo MS é de 90% para influenza e 95% para sarampo.

Podem se vacinar as crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; membros de forças de segurança e salvamento e das forças armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e pessoas privadas de liberdade.

A vacina de sarampo é exclusiva para dois grupos específicos: as crianças 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias e os trabalhadores da Saúde. Esses, irão irão tomar as duas vacinas simultaneamente.

As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, tanto na zona urbana quanto na zona rural. Das 8h às 16h, nas unidades urbanas e das 8h às 15h, nas unidades rurais. Além das UBS, as doses estão disponíveis também na Via Parque, em frente ao INSS, no ponto de vacinação Covid-19 para adultos.

“É importante reforçar que as pessoas com mais de 12 anos podem fazer a vacinação de influenza simultaneamente com a vacina de Covid-19. Quem estiver apto para tomar os dois imunizantes, não precisa optar por um deles. É possível tomar os as duas vacinas sem intervalo de espera”, explicou a coordenadora do PNI, Tatiane Lino.