quinta-feira, 26 de maio de 2022

SERRA VELHA RECEBE MAMÓGRAFO MÓVEL




 Na última terça-feira (24), foi a vez da Unidade Básica de Saúde de Serra Velha receber o Mamógrafo Móvel para atender às solicitações de mamografia das mulheres da comunidade, que aguardavam pela marcação do exame.

Mais de 70 mulheres realizaram o exame na unidade de saúde. A UBS Serra Velha oferece ainda consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, pré-natal, puericultura, citologias, vacinação, curativos, atendimentos com equipe multiprofissional e acompanhamento em todos os ciclos de vida, beneficiando 4.515 pessoas que são cadastradas na unidade de saúde.

O objetivo do mamógrafo móvel é realizar exames de mamografia de rastreio em mulheres de 50 a 69 anos. O rastreamento do câncer de mama é uma estratégia que deve ser dirigida às mulheres na faixa etária e periodicidade que exista evidência conclusiva sobre redução da mortalidade por câncer de mama.

“É uma felicidade realizar essa entrega hoje e contar com a sensibilidade da gestão na intensificação desse cuidado com a mulher da nossa cidade”, disse a secretária de Saúde de Caruaru, Bárbara Florêncio.

O equipamento vai percorrer as unidades básicas de saúde do município, realizando os exames, conforme o cronograma da Secretaria de Saúde. O aparelho tem a capacidade de realizar até 120 mamografias por dia, o que vai proporcionar uma maior celeridade na fila por marcações por esse tipo de exame.

“Nunca se investiu tanto na saúde preventiva da mulher como vem sendo feito em Caruaru. Por isso, vamos estar cada vez mais próximo da população não só na cidade mas, principalmente, da zona rural. Essa aproximação só vem sendo possível pelo cuidado coletivo que envolve todas as secretarias e possibilita que o trabalho de cada uma delas chegue nos quatro cantos da cidade. Com esse sentimento coletivo, de trabalho em conjunto, vamos levando ainda mais saúde para população.” disse o prefeito, Rodrigo Pinheiro.

Foto: Felipe Correia

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.