terça-feira, 19 de abril de 2022

FESTIVAL VIVA VITALINO SEGUE ATÉ O DIA 24 DE ABRIL NO ALTO DO MOURA

O evento é tem como principal objetivo homenagear o pai da arte figurativa, o Mestre Vitalino




O Festival Viva Vitalino chega a sua 7ª edição entre os dias 17 e 24 de abril, no Alto do Moura, em Caruaru, berço da arte figurativa do Brasil. A abertura está agendada para as 16h do Domingo de Páscoa, na Casa Museu Mestre Vitalino, tendo como atração banda de pífanos. Criado pelos produtores culturais Antonio Preggo e Yone Amorim, o evento sempre aconteceu no mês de julho, mês de aniversário de nascimento de Vitalino Pereira dos Santos, o Mestre Vitalino. Mas, que devido a pandemia, deixou de ser realizado nos últimos dois anos e agora precisou ser antecipado. Porém, sem perder o brilho nem sua essência, que é de prestar homenagem ao mestre do barro, nascido há 113 anos.

O objetivo do festival também é de manter viva a tradição do barro no Alto do Moura, bem como valorizar outros nomes que se destacaram nos mais variados segmentos da cultura e já não estão mais entre nós. A festa popular ainda costuma prestar homenagem especial, e nessa edição será ao folguedo popular Boi Tira-Teima, que completará centenário em 2022.

A programação, aberta ao público e gratuita, consta de oficina intitulada “Modelagem no barro”, tendo como oficineira a artesã Nicinha Otília. O local será o Assentamento Che Guevara (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto – MTST), para três turmas, nos dias 20, 21 e 22, sempre das 8h às 12h. Outra opção para o público será a Aula Espetáculo com o poeta paraibano Jessier Quirino, que terá espaço na Pousada Casa da Gente, nos dias 20, 21 e 23, das 14h às 17h, também para três turmas. Para as duas atividades, as vagas são limitadas e os interessados precisam fazer inscrição online antecipada, e sem pagamento de taxa, no link http://bit.ly/3NXe4ri





Outras atrações serão as exposições de peças de barro e de fotografia, que estarão em cartaz de 17 a 24 de abril, das 9h às12h e das 14h às17h, e contam a história da comunidade que sobrevive da arte de moldar a matéria-prima para o sustento da família, ao mesmo tempo que criam novas peças numa renovação da arte figurativa. A área externa da Casa Museu Mestre Vitalino recebe a exposição “Homenagem da Família Vitalino a Severino Vitalino”. Já a Associação dos Artesãos em Barro e Moradores do Alto do Moura (ABMAM), abre a exposição “Povo do Barro”, além de receber a exposição “Discípulos de Vitalino”, do fotógrafo Antonio Preggo. Proporcionando acessibilidade para pessoas cegas ou com deficiência visual, as três exposições dispõem de leitura em braile nas peças e fotos.

A sétima arte também tem lugar garantido no Festival Viva Vitalina, com o “Cinema no Beco do Ratinho”, a partir das 20h do sábado (23). Será ao ar livre, com a exibição do filme “A Peleja do Bumba Meu Boi Contra o Vampiro do Meio Dia” e do documentário “Um Dia com Severino Vitalino”. A atividade contará com a participação do professor Álvaro Ferreira, intérprete de Libras, que fará a tradução simultânea.




Domingo (24), será a culminância do evento, com o tradicional Cortejo pelas ruas do bairro. A concentração começa às 14h, na Praça do Artesão, de onde sairá em desfile com banda de pífanos, mazurca, maracatu, reisado, pernas de pau, bloquinhos infantis e estandartes com nomes da cultura que deixaram o seu legado. O destino será um espaço aberto de um estacionamento (próximo a Casa Museu Mestre Vitalino), que receberá estrutura montada com palco e banheiros químicos (inclusive com acessibilidade). A festa de encerramento terá apresentações de Valdir Santos e seus convidados (João do Pife e Walmir Silva), Nika Macedo e o poeta paraibano Jessier Quirino, de talento reconhecido nacionalmente.

Os recursos são da Lei de Incentivo à Cultura, através da Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do Estado de Pernambuco e o apoio da Família Vitalino, Prefeitura de Caruaru, Fundação de Cultura de Caruaru e da Associação dos Artesãos em Barro e Moradores do Alto do Moura (ABMAM).


PROGRAMAÇÃO

Domingo (17) - Abertura
Local: Casa Museu Mestre Vitalino
Horário: 16h

Exposições
“Homenagem da Família Vitalino a Severino Vitalino (Casa Museu), “Barro no Alto do Moura” – peças em barro - (ABMAM) e “Discípulos de Vitalino” – fotografia – (ABMAM)
*De 17 a 24, das 9h às 12h e das 14 às 17h

Oficinas
“Modelagem no barro”
Oficineira - Artesã Nicinha Otília
Local: Assentamento Che Guevara (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto - MTST)
*Dias 20, 21 e 22, das 8h às 12h

“Aula espetáculo”
Atração: Jessier Quirino
Local: Pousada Casa da Gente
*Dias 20, 21 e 22, das 14h às 17h

Exibição de vídeos
“A Peleja do Bumba Meu Boi Contra o Vampiro do Meio Dia” e
“Um Dia com Severino Vitalino”
Local: Beco do Ratinho (Alto do Moura - atividade à céu aberto))
Sábado (23)
Horário: 20h

Cortejo
Domingo (24)
Local: Concentração na Praça do Artesão
Horário: 14h
Atrações: Estandartes, Banda de Pífanos, Boi Tira Teima, Reisado, Bacamarteiros, Mazurca, Pernas de Pau e Maracatu

Shows - Apoteose
Domingo (24)
Local: Av. Mestre Vitalino (na entrada do Alto do Moura).
Horário: 17h
Atrações: Jessier Quirino, NIka Macedo Valdir Santos (e convidados João do Pife e Walmir Silva)

Fotos: Antonio Preggo / Arquivo

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.