sexta-feira, 1 de abril de 2022

CARUARU INICIA CAMPANHA SIMULTÂNEA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE E O SARAMPO




A Campanha de Influenza, realizada anualmente, está com novidade para 2022. A ação vai ocorrer, simultaneamente, com a vacinação contra o sarampo. A primeira etapa acontecerá entre os dias 4 de abril e 3 de junho. Já o Dia ‘D’ será no dia 30 de abril.

“Estamos vivenciando um período de queda nas coberturas das vacinais de rotina, o que pode causar o reaparecimento de doenças já erradicadas. O sarampo é extremamente contagioso e a única forma de evitar a contaminação pelo vírus é por meio da imunização. Por isso é tão importante estimular a atualização da caderneta de vacinação das crianças e dos adultos”, disse a coordenadora do PNI de Caruaru, Tatiane Lino.

As vacinas estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Para receber o imunizante, é necessário apresentar o Cartão do SUS, do contracheque para os trabalhadores da saúde e da caderneta de vacinação de rotina para as crianças. Na zona urbana, o horário de funcionamento das unidades é da 8h às 16h. Já na zona rural, esse horário é das 8h às 15h.




Etapas

A campanha contra a gripe será dividida em duas etapas. A primeira acontecerá entre os dias 4 e 30 de abril, para idosos com 60 anos ou mais e para os trabalhadores da saúde. A segunda será entre os dias 2 de maio e 3 de junho, para crianças entre seis meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas, bem como para indígenas, professores, pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, forças de segurança, salvamento e forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Assim como a campanha da gripe, a ação contra o sarampo também será realizada em duas etapas. A primeira acontece entre os dias 4 e 30 de abril, para os trabalhadores da saúde, e a segunda entre dias 2 de maio e 3 de junho, para crianças de seis meses a quatro anos de idade.

Covid-19

Tendo em vista que as crianças estão sendo vacinadas contra a Covid-19, a recomendação do Ministério da Saúde (MS) é que as doses contra a gripe e contra o sarampo não sejam aplicadas juntamente com a da Covid-19 neste público, sendo necessário o intervalo de 15 dias entre elas.

Já os adultos e adolescentes, a partir dos 12 anos de idade, não necessitam aguardar o intervalo de 15 dias. Os imunizantes contra a Covid-19, a gripe ou qualquer outro do Calendário Nacional de Vacinação podem ser aplicados, simultaneamente, ou com qualquer intervalo.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.