terça-feira, 12 de abril de 2022

CAMPANHA LAVA-PÉS FAZ ALERTA PARA OS DIABÉTICOS




A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Saúde, realiza, até esta terça-feira (12), a Campanha Lava-pés 2022. A ação acontece nas Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 16h, e é voltada para orientações e cuidados com os pés dos diabéticos, fazendo alusão à Semana Santa e à prevenção de amputações por causa da doença. Já no dia 13 de abril acontecerá o dia ‘D’ da ação, que irá ocorrer em dois locais, das 8h às 12h: Via Parque (no trecho do INSS) e a Praça do Rosário.

Na ocasião, os pacientes poderão fazer avaliações do pé diabético e antropométrica, ter orientações alimentares, de saúde bucal e sobre o uso de medicações, bem como aferir a pressão arterial e verificar a glicemia capilar. "Estamos intensificando esse cuidado com a campanha Lava-pés, tendo como base a Semana Santa, porém o atendimento seguirá durante todo o mês nas Unidades de Saúde da Família do município", explicou a secretária de Saúde, Bárbara Florêncio.

Segundo dados do Atlas do Diabetes, divulgado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF, na sigla em inglês), nos últimos dez anos houve um aumento de 26,61% no número de pessoas vivendo com a doença no Brasil. A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) também alertou, recentemente, para o avanço de casos na população brasileira, principalmente entre as mulheres.

De acordo com a médica consultora do Núcleo de Educação Permanente da Secretaria de Saúde de Caruaru, Carolina Paz, a alta incidência da doença no Brasil está diretamente relacionada à obesidade causada, muitas vezes, por alimentação de baixa qualidade associada ao sedentarismo. “É urgente e necessário estabelecer uma cultura de prazer e bem-estar ligada à alimentação saudável e à prática de atividade física regular para a prevenção da diabetes. Só com a inclusão dessas práticas na nossa rotina é que poderemos mudar esse cenário”, disse.

Foto: Janaína Pepeu

Programação do São João de Caruaru 2022