quarta-feira, 20 de abril de 2022

ALTO DO CRUZEIRO EM GRAVATÁ RECEBE FEIRA DE ARTESANATO APÓS REVITALIZAÇÃO

Com intervenções da gestão municipal e do Centro Cultural Sol Brilhante, local fica cada vez mais bonito e acolhedor para gravataenses e turistas




A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer – SECTURCEL, em parceria com o Centro Cultural Sol Brilhante requalificou o espaço do Alto do Cruzeiro com limpeza, pintura e instalação de marco turístico para que visitantes e munícipes tenham um ambiente agradável e propício para fotos. O local recebeu também a Feira de Artesanato e Arte para a valorização dos artesãos e artistas locais, dentro do projeto Arte no Cruzeiro.

O projeto Arte no Cruzeiro surgiu da provocação popular para gerar renda através da arte e da cultura. “O bairro do Cruzeiro já foi eleito como símbolo da cidade. Quem trabalha com cultura e tem a visão de transformação social, vê que a desigualdade ainda é muito grande. É um bairro turístico, mas o que sobra para os moradores da periferia, dessa fatia de riqueza, é muito pouco”, comenta Maciel Ferreira da Silva, que também é mestre e diretor musical do Centro Cultural Sol Brilhante.

Apresentações musicais, poesia, artes visuais, artesanato e outras atrações fazem parte da agenda dominical nesse pedaço do mirante. “A ideia é que as pessoas subam ao Alto do Cruzeiro e encontrem cultura e arte de qualidade, que geram uma transformação social e de consciência, como instrumento crítico. E se o lugar gera renda, com certeza a população local tem a ganhar, inclusive cuidando ainda mais do patrimônio público”, complementa Maciel.





Firmado como um potencial espaço de fruição para o público, a iniciativa agrega ainda mais beleza para um dos pontos turísticos mais visitados da cidade e proporciona oportunidade para os artistas que tenham trabalhos sintonizados ao propósito do grupo.

O Centro Cultural Sol Brilhante completará um ano de existência em julho de 2022 e já acumula diversas atividades importantes em seu currículo, como oficinas, palestras, cursos, eventos, entre outras. Tem como finalidade apoiar e desenvolver ações culturais que visem a educação e a cultura de forma itinerante nas comunidades em situação de vulnerabilidade social em Gravatá.




O projeto Arte no Cruzeiro atualmente conta com 4 expositores:
- Osmar Jorge (xilogravura, pintura em madeira, pirografia, autômatos e esculturas);
- Poeta Alladin (produções literárias, poesia e confecção de artesanato com pedras);
- Su Artesanato Verde (vasos com pinturas pop e motivos regionais, plantas como suculentas e cactus);
- Maciel (escultura em madeira).

O projeto está de braços abertos para receber novos participantes que tenham trabalhos autorais e que valorizem a cultura de Gravatá e do Nordeste como um todo. Bandas, escritores, artesãos, artistas visuais e todas as demais frentes culturais são bem-vindas.


Reportagem: Josiane Gadonski (Centro Cultural Sol Brilhante) e Filipe Vasconcelos (SECOM)
Fotos: Nilson Silva (SECOM) e arquivo pessoal do Centro Cultural Sol Brilhante

Programação do São João de Caruaru 2022