terça-feira, 22 de março de 2022

PROGRAMA DEDICADO A ENSINAR EDUCAÇÃO POLÍTICA ABRE VAGAS EM CARUARU

Programa “Embaixadores Politize!” oferece treinamento gratuito para pessoas que querem participar da política das mais diversas maneiras




A partir de agora, Caruaru também conta com uma embaixada do Politize!. Presente em mais de 80 cidades e com atuação nacional desde 2018, a iniciativa é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos (OSC) dedicada à promoção da dedicação política, destinada a pessoas de todas as idades, mas, acima de tudo, à juventude. O objetivo principal é democratizar o acesso ao conhecimento político e formar novas lideranças cidadãs.

Para incentivar essa formação, a organização está com inscrições abertas para o programa “Embaixadores Politize!”, que busca pessoas com vontade de solucionar os problemas do Brasil para atuar de maneira pública e plural como agentes da transformação em suas comunidades – oferecendo base teórica e ferramentas práticas. As inscrições para as formações de 2022 estão abertas no site do Politize! até o dia 03 de abril.

“A minha formação dentro Politize! em 2021 foi uma virada de chave para minha atuação como verdadeira cidadã, como ser democrático e político. Antes, muito era agregado de forma teórica, mas de forma ativa não. Dentro da formação pude desenvolver oficinas, que tinha como principal canal de abordagem o debate e o diálogo político, lá descobri que é possível sim, falar e debater sobre política de maneira saudável e democracia.”, explica Gabriel Guerra, Multiplicadora Politize! 2021 e atual Embaixadora em Caruaru.

Desde 2018, mais de 130 mil pessoas participaram das oficinas e atividades gratuitas promovidas pelo programa. Foram 1860 Embaixadores formados em 300 cidades de 24 unidades federativas do país. A partir de 2020, para tornar seu impacto mais efetivo, escalável e sistêmico, o Programa Embaixadores Politize! entrou em uma nova fase. Para isso, foi dividido em três camadas: Multiplicadores, Embaixadas e Líderes.




Os Multiplicadores são pessoas em formação, processo que pode acontecer tanto on-line, a partir de um treinamento com cerca de sete horas de conteúdo em vídeo relacionado a questões essenciais à democracia, como políticas públicas e participação popular (além de webinários e mentorias para estimular a troca de experiências), quanto presencialmente, nas Embaixadas, como a de Caruaru. Ao longo do processo, os multiplicadores serão desafiados a propagar conhecimentos e atividades sobre educação política em suas comunidades – dentro de escolas, igrejas, com amigos e familiares ou mesmo em casa.

As inscrições para o Programa Embaixadores Politize! são realizadas anualmente e a formação como Multiplicador dura de maio a agosto.

Sobre o Politize!
O Politize! é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos (OSC) com a missão de formar uma geração de pessoas conscientes e comprometidas com a democracia, levando educação política a qualquer pessoa, em qualquer lugar. Atua dentro e fora da internet, sempre com muito respeito pela pluralidade de ideias, crenças e posições, por meio da produção de conteúdo e campanhas de comunicação, levando conteúdos de cidadania para as escolas públicas do país e formando lideranças cidadãs.

Programação do São João de Caruaru 2022