sábado, 12 de março de 2022

GRAVATÁ ADERE AO SELO UNICEF NO 1° FORUM COMUNITÁRIO REALIZADO NO MUNICÍPIO

Evento marca o interesse da gestão municipal no selo que certifica a criação e aplicação de políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente




Gravatá realizou o 1º Fórum Comunitário Selo UNICEF, na tarde desta sexta-feira (11), no auditório da Secretaria de Educação, com a presença de diversos segmentos da sociedade civil do município.

O evento celebrou o interesse da Prefeitura de Gravatá em receber o selo da UNICEF. Para isso, a gestão municipal deverá trabalhar, entre os anos de 2021 e 2024, em três pilares principais: assistência social, saúde e educação.

O interesse do município de Gravatá em receber esse selo é uma prova de que essa gestão é comprometida com a criança e o adolescente, como fala a presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMDICA e articuladora do Selo Unicef em Gravatá, Velúzia Rodrigues. “O último selo que ganhamos foi em 2013 e de lá para cá os prefeitos não se interessaram em aderir a essa ferramenta, porque a partir do momento em que assume esse compromisso, você tem que trabalhar, mostrar ações, melhorar os indicadores de conquista e isso não são as prefeituras que apresentam. A própria Unicef pesquisa pelos instrumentos nacionais e ela vai ver o que realmente tem no município e será dado um prazo para que isso melhore. Portanto, não tem como receber a certificação da Unicef se os indicadores não são melhorados. Por exemplo, na educação é vista a quantidade de crianças que deixaram a escola, na saúde a vacinação, ou casos de gravidez na adolescência, e na assistência ter o maior número de famílias que têm crianças e adolescentes que são acompanhadas. Aderir ao selo é a maior demonstração que o prefeito é comprometido em melhorar as políticas públicas em relação à criança e ao adolescente”.





O prefeito Joselito Gomes fala que esta certificação reforça o empenho que o governo municipal já vem realizando desde quando ele assumiu a prefeitura. “Nossa gestão é comprometida com a pessoa e a adesão do município ao Selo Unicef demonstra também a prioridade que estamos dando à criança e ao adolescente, que possam viver com dignidade e respeito. Através das Secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e Juventude, e a gestão como um todo, queremos elevar os índices de cuidado com eles. Precisamos continuar assegurando seus direitos, já contemplados na Constituição Brasileira e também no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Este selo será a consequência de um trabalho que já estamos realizando e está sendo feito e construído com envolvimento e a participação das nossas crianças e adolescentes. Nada melhor do que ouví-los, acolhê-los e colocar em prática suas sugestões, porque nosso compromisso é com as pessoas”.

Selo Unicef - O Fundo das Nações Unidas para a Infância promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente seus esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas. No Brasil, está presente desde 1950. Em parceria com governos, setor privado e sociedade civil articula, promove e assegura que os direitos de crianças e adolescentes sejam prioridade na agenda pública do País. Em nível municipal, desenvolve duas grandes iniciativas em territórios que concentram a maior parte das crianças em situação de exclusão ou de vulnerabilidade social: o Selo UNICEF e a Plataforma dos Centros Urbanos. (Fonte: https://www.selounicef.org.br ).

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Nilson Silva (SECOM)

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.