quinta-feira, 17 de março de 2022

DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN SERÁ CELEBRADO NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA (21)




No dia 21 de março, é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down, uma alteração genética ocorrida ainda na fase de formação fetal, que pode resultar em comprometimento intelectual e motor além de algumas características peculiares aos pacientes da doença, como olhos oblíquos e rosto arredondado.

Nas cidades do Recife, Vitória de Santo Antão e Caruaru, o grupo CEAM (Centro Especializado em Apoio Multidisciplinar), atua há quase dez anos em prol do desenvolvimento das crianças e adolescentes com a trissomia, promovendo a qualidade de vida das famílias e orientando a inclusão escolar deste grupo.

A data foi escolhida porque é escrita 21/3, o que representa a singularidade da triplicação (trissomia) do cromossomo 21, que causa esta ocorrência genética.

O Dia Internacional foi criado pela Síndrome de Down Internacional (Down Syndrome International) e seu reconhecimento oficial pela ONU, Organização das Nações Unidas, foi proposto pelo Brasil.

Estima-se que no país haja cerca de 300 mil brasileiros com a síndrome de Down, segundo o IBGE.

Neste dia, pessoas com síndrome de Down e aqueles que vivem e trabalham com elas em todo o mundo, organizam e participam de atividades e eventos para aumentar a conscientização e criar uma voz global única para defender os direitos, inclusão e bem-estar das pessoas com Down.

Foto: Reprodução/Internet 

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.