quarta-feira, 9 de março de 2022

DIA INTERNACIONAL DA MULHER EM GRAVATÁ É COMEMORADO COM AÇÕES

Ao longo do mês de março serão realizadas atividades que destacam a luta feminina pela garantia de direitos




A cidade de Gravatá celebrou, nesta terça-feira, 08 de março, o Dia Internacional da Mulher, com diversas ações organizadas pela Secretaria Municipal da Mulher.

O dia foi marcado pelo pontapé inicial de uma série de ações que serão realizadas, ao longo do mês de março, em alusão à data que lembra as lutas e conquistas femininas na sociedade.

A primeira palestra desta terça aconteceu na Escola do CAIC, para crianças do 1o, 2o e 4o anos do Ensino Fundamental, e contou com a presença da secretária da Mulher de Gravatá, Ester Gomes, da equipe da secretaria, além de algumas mães de alunos, que aproveitaram o momento para falar sobre os trabalhos delas, como desenho e crochê.

Adriana Simões, que é gestora da Escola do Caic, também participou da palestra. Ela disse: "Foi um trabalho grandioso realizado aqui e a fala da secretária Ester Gomes foi muito importante e esclarecedora. Convidamos algumas mães para expor os trabalhos delas nesse dia especial. É assim que a educação deve acontecer. Somos uma rede e deve acontecer esse tipo de troca entre as secretarias municipais. É uma gestão que realmente se preocupa com o povo, que tem o compromisso e queremos auxiliar cada vez mais. Fizemos um café da manhã especial para as mães, que muitas vezes são pai e mãe, são múltiplas, então não poderíamos deixar de homenagear essas mulheres num dia como esse”.

No final da manhã, a secretária da Mulher e equipe estiveram em uma homenagem realizada pela UPA para marcar a data junto com as funcionárias da unidade de saúde.






Além da diretora da UPA, Ana Araújo, estiveram presentes também o secretário de Saúde de Gravatá, José Edson, e os executivos Frailan Mota e Maria Araújo, que falou: “começamos com um café da manhã na Secretaria da Saúde, oferecido para funcionárias, e em seguida viemos aqui para a UPA entregar rosas para as mulheres que estão sendo atendidas e funcionárias, porque essa é uma data que marca nossa luta pelos nossos direitos. A gente sabe que a maior parte dos profissionais da saúde é formada por mulheres e essa garra delas é que faz o dia a dia na assistência municipal da saúde. Viemos aqui parabenizá-las e homenageá-las para dar força para que continuem trabalhando pelos seus direitos. Não vamos cansar de lutar por esses direitos, e conquistar mais espaço de decisão, de poder para podermos transformar a realidade de uma sociedade mais justa”.

Por último, a secretária da Mulher, Ester Gomes, participou de palestra na Escola da Serra. Ela aproveitou para falar sobre o objetivo dessas ações neste dia 08. “Estamos com uma grade de programação que vai se dar durante todo o mês de março, que a gente entende que é preciso a gente falar exaustivamente sobre as lutas das mulheres, sobretudo o papel da mulher na sociedade e não seria diferente nesse momento. A Secretaria da Mulher esteve nas Escolas do CAIC e da Serra, uma oportunidade de fazer uma fala voltada para as professoras, algumas mães, sobretudo para as crianças pela importância de, desde cedo, a gente discutir, conversar, refletir para poder garantir a quebra desses ciclos de violência, de machismo que ainda insiste em imperar na nossa sociedade. Com práticas pequenas, introjetando isso de alguma forma, a criança entendeu a importância do respeito à menina, à mulher, a questão da igualdade de direitos e o nosso papel é esse, porque a gente deixa essas sementinhas que são plantadas para no futuro bem próximo a colheita ser perfeita e a gente poder viver num mundo mais harmonioso e igualitário que respeita a mulher na sua integralidade. Durante todo o mês seguimos trazendo visibilidade do enfoque da importância do Dia Internacional da Mulher”.


Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço e Nilson Silva (SECOM)

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.