quarta-feira, 16 de março de 2022

CAMPANHA INCENTIVA DOAÇÕES AO COMDICA POR MEIO DO IMPOSTO DE RENDA




O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caruaru (Comdica) lança campanha que tem como objetivo incentivar doações, por meio da declaração do Imposto de Renda, para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fundeca).

De acordo com a presidente do Comdica, Fernanda Chagas, através do fundo municipal, serão financiados projetos que atuam na garantia da promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. “As ações podem abranger diversos temas, entre eles, a prevenção e a conscientização sobre o uso de álcool e outras drogas, o enfrentamento ao trabalho infantil, o enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes, bem como a inclusão social da criança e do adolescente com deficiência, aprendizagem e profissionalização”, adianta Fernanda.

As doações de pessoa física ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente podem ser feitas diretamente na declaração de ajuste anual do Imposto de Renda e o limite para dedução do Fundeca é de 3% do imposto devido sobre a renda apurado na declaração.

“O cálculo é realizado de forma automática pelo programa da Receita Federal durante o preenchimento da declaração em modo completo. Caso o contribuinte tenha imposto a pagar, o valor doado será descontado. Havendo indicativo para a restituição, a doação será somada à restituição e atualizada pela taxa Selic”, explica.

Já o limite para as deduções efetuadas diretamente ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente na declaração, segundo Fernanda, é de 6% do imposto sobre a renda apurada na declaração, juntamente com outras doações realizadas durante o exercício anterior.

“Vale ressaltar que isso não onera nada para o bolso do doador. Em tese, o valor iria totalmente para o Governo Federal”, finalizou a presidente do Comdica.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.