segunda-feira, 14 de março de 2022

AMTTC REFORÇA IMPORTÂNCIA DO USO DA CREDENCIAL DE VAGA PARA IDOSO

O documento tem validade nacional por um período de dois anos






A credencial de vaga para idoso é um documento que concede autorização especial para o estacionamento de veículos que são conduzidos ou transportam pessoas com idade superior a 60 anos, em locais especiais devidamente sinalizados.

O Estatuto do Idoso prevê que 5% das vagas em estacionamentos públicos e privados, como supermercados e shoppings, sejam destinadas para essa faixa etária. Em Caruaru, existem, aproximadamente, 40 vagas de Zona Azul para idosos.

A credencial de estacionamento de vaga para idoso pode ser solicitada na Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Transportes de Caruaru (AMTTC), localizada na Av. Gregório de Matos, 401, Bairro Petrópolis, que funciona de 7h às 16h. Qualquer dúvida, o condutor pode ligar para 3723-2838 ou WhatsApp 98384-5097.

“O motorista que estacionar o automóvel nas vagas reservadas para idosos, sem a credencial que comprove a permissão especial sobre o painel do carro com parte da frente voltada para cima, poderá ser penalizado com infração gravíssima de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa de R$ 293,47 e remoção do veículo”, afirmou o agente de trânsito da AMTTC, Edmilson Feitosa.




Não é necessário agendamento prévio, basta o idoso comparecer, munido de documento oficial com foto e comprovante de residência em seu nome. Vale salientar que o comprovante de residência tem que ser do município de Caruaru.

A emissão da autorização é gratuita e a entrega é realizada no ato do atendimento. O documento tem validade nacional, por um período de dois anos. O processo de renovação é semelhante ao da primeira solicitação, portanto o idoso deve apresentar os mesmos documentos, além da credencial vencida.

“O benefício é concedido exclusivamente para a pessoa cadastrada e geralmente pode ser utilizado em qualquer veículo, independentemente do proprietário ou motorista. No entanto, é proibido ceder a credencial. Caso o documento seja emprestado para terceiros, a autoridade de trânsito poderá suspender ou até mesmo cassar a permissão para estacionar em vaga para idoso”, detalhou Ketylla Santos, coordenadora de Transportes.

Fotos: Elvis Edson

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.