quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

TESTE PARA COVID-19 SERÁ OFERTADO NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE




A partir desta quarta-feira (23), os idosos, gestantes, estudantes e profissionais da rede municipal de ensino poderão realizar o teste rápido de antígeno nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), sem agendamento, conforme cronograma de oferta.

Para realizar o teste, as pessoas que fazem parte dos grupos citados devem comparecer à UBS mais próxima da sua casa e se informar sobre os dias em que eles são oferecidos (cada unidade tem dias específicos da semana), levando RG, CPF e Cartão do SUS.

O horário de funcionamento das unidades da zona urbana é das 8h às 16h e da zona rural, das 8h às 15h.




De acordo com a gerente de Atenção Básica, Letícia Galvão, a ação busca priorizar grupos de risco, como idosos e gestantes, além dos profissionais da educação e alunos da rede municipal, devido à retomada das aulas presenciais. “Com a volta às aulas, é necessário testar nossos alunos e professores logo que apresentarem sintomas, para que possamos isolar o mais rápido possível e evitar a propagação da doença no ambiente escolar”, disse.

Letícia explicou também sobre a importância de testar gestantes e idosos com mais celeridade. “Sabemos que esses grupos são mais vulneráveis, devido ao comprometimento da imunidade, além do risco de agravamento, caso se contaminem pelo coronavírus. Por isso, precisamos ser rápidos na confirmação do diagnóstico desses grupos, para que o tratamento mais adequado seja administrado o quanto antes”, concluiu a gerente.

Fotos: Janaína Pepeu

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.