quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

SPM REALIZA SEGUNDA EDIÇÃO DO ANO DO PROJETO TODO DIA 25 É DIA LARANJA




A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), promove a segunda edição de 2022 do projeto “Todo Dia 25 é Dia Laranja”, uma iniciativa de fortalecimento ao enfrentamento à violência contra as mulheres que é realizada ao longo de todo o ano. Neste mês de fevereiro, a palestra será com a dra. Sandra Santos, perita criminal do IML, que falará sobre ‘Feminicídio’.

A palestra acontecerá na próxima sexta-feira (25), às 15h, de forma on-line. Os interessados podem se inscrever, gratuitamente, acessando o link https://forms.gle/KvQoSxs4sZeQqtcZ8 Após a inscrição será enviado, por e-mail, o acesso à reunião.

A secretária da SPM, Juliana Gouveia, reforça a importância do projeto para a sociedade como um todo, mas, principalmente, para as mulheres. “Na oportunidade, iremos refletir sobre o tema com o intuito de construir uma sociedade livre de violência para as mulheres, e, consequentemente, para todas as pessoas”, destacou.

Sobre o projeto

Desde 2019, a Prefeitura de Caruaru, por meio da SPM, adotou a campanha do Dia Laranja, e realiza, em todo 25 de cada mês, ações de prevenção à violência contra as mulheres. Com a pandemia, o projeto ganhou um novo formato em 2021, quando foi lançada uma série de debates sobre temas específicos.

Em 2022, o projeto segue com o formato de palestras on-line. “No mês de Janeiro deste ano foi lançada a cartilha informativa ‘Conhecendo algumas leis de enfrentamento à violência contra as mulheres” e, desde então, a escolha dos temas a serem abordados é baseada no documento”, explicou Juliana.

O Dia Laranja alerta para a urgente necessidade de prevenir e eliminar esse tipo violência. Sendo uma cor vibrante e positiva, o laranja representa um futuro livre de crimes contra mulheres e meninas, convocando ativistas, governos e agências das Nações Unidas a se mobilizarem, não só uma vez ao ano, no dia 25 de novembro (Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres), mas todos os meses (ONU).

Programação do São João de Caruaru 2022