terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

PREFEITURA DE CARUARU DÁ INÍCIO ÀS AULAS PRESENCIAIS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Foi iniciada também a vacinação nas escolas para crianças entre 5 e 11 anos de idade, que ainda não foram imunizadas




A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (Seduc), deu início, nesta segunda-feira (7), ao ano letivo 2022. As aulas voltaram para todas as turmas, em formato presencial e sem escalonamento.

O primeiro dia de aula foi tranquilo e contou com a volta da grande maioria dos estudantes. A rede municipal conta com cerca de 45 mil alunos matriculados, nas 140 unidades educacionais.




Para garantir uma volta segurança, devido à pandemia da Covid-19, além dos protocolos a serem seguidos, a Seduc, juntamente com a Secretaria de Saúde, está realizando a vacinação nas crianças, entre 5 e 11 anos, em todas as escolas. A imunização desse público acontece até o dia 25 de fevereiro.

De acordo com o secretário de Educação, João Paulo Derocy Cêpa, é uma grande alegria ver os alunos de volta às salas de aula. "Sabemos da importância do retorno presencial para garantir um melhor aprendizado. Trabalhamos muito para isso. Mas a questão não é só pedagógica. Trazer os alunos de volta para as salas de aula é trazer também a possibilidade de interação e desenvolvimento social, aspectos importantes para a saúde mental das crianças e adolescentes", disse.




Vacinação

A primeira escola municipal a receber a vacinação foi a Professora Cesarina Moura Vieira Costa, na Vila do Rafael, zona rural de Caruaru. A imunização nas unidades de ensino acontece seguindo um cronograma preestabelecido pelas secretarias de Saúde e Educação, sem a necessidade de agendamento prévio. A ação conta com o Vacimóvel e com equipes da Atenção Básica dos territórios.

"É importante lembrar que as vacinas são seguras e os imunizantes utilizados nas crianças são autorizados pela Anvisa”, explicou a gerente de Atenção Básica da secretaria de Saúde de Caruaru, Letícia Galvão.

Em Caruaru, mais de cinco mil crianças já receberam a vacina contra a Covid-19. A documentação necessária é Cartão do SUS, CPF e caderneta de vacinação.




As crianças que se vacinarão nas escolas, além desses documentos, devem apresentar o termo de consentimento, assinado pelos pais ou responsáveis, que está sendo entregue pelas unidades de ensino. O documento está disponível, também, no site Vacina Caruaru.

"Além de garantirmos a volta presencial com todos os protocolos de saúde, estamos imunizando as crianças, entre 5 e 11 anos, e contribuindo para uma maior cobertura vacinal", disse a Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra.

Os pais também podem optar por realizar a vacinação na tenda infantil, que fica na Via Parque, em frente ao INSS. Para esse local, eles precisarão levar toda a documentação, como também realizar o agendamento no site Vacina Caruaru e comparecer na data e horário reservados.

Fotos: Edmilson Tanaka

Programação do São João de Caruaru 2022