terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

PREFEITURA DE CARUARU DÁ INÍCIO AO CICLO 2022 DO ESCOLAS CRIATIVAS

O programa tem como objetivo tornar a educação pública mais criativa e prazerosa




A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (Seduc), deu início ao ciclo 2022 do Escolas Criativas, programa idealizado pela RBAC (Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa), com o apoio da Fundação Lemann. O objetivo é fomentar a implementação de soluções inovadoras que ajudem a tornar a educação pública mais criativa, prazerosa, relevante, colaborativa e inclusiva para crianças na faixa etária de 6 a 12 anos de idade.

Como parte da programação para 2022, a rede de ensino de Caruaru realizou, durante a semana da Jornada Pedagógica, a Oficina de Aprendizagem Criativa, direcionada aos coordenadores pedagógicos da rede. Na ocasião, foram apresentados o conceito e a aplicabilidade dessa abordagem.

Para este primeiro semestre de 2022, estão programados também o projeto 'Computação Criativa', com os professores do Letramento em Programação, utilizando recursos como Micro Bit, Makey Makey e Orange Play; a capacitação para os professores da rede, através dos formadores da Secretaria de Educação, abordando a produção do projeto Mão na Massa, bem como a formação com oficinas de Aprendizagem Criativa para os professores das escolas que fazem parte do programa.

“Teremos ainda o Fórum de Aprendizagem Criativa, contemplando os professores de toda a rede, e o Oxente Day, evento que oferece oficinas e palestras abordando a programação e a computação criativa. Essa ação é direcionada à comunidade escolar envolvida com o Letramento em Programação”, explicou a secretária executiva pedagógica, Joana Torres.

Em 2021, foram realizados vários debates voltados para a Aprendizagem Criativa. Ainda no primeiro ciclo, a rede municipal de educação de Caruaru participou ativamente da primeira campanha, promovida pela RBAC, nomeada de Dia do Mão na Massa. “Em Caruaru, a campanha aconteceu no dia 17 de setembro de 2021, onde os professores das escolas municipais proporcionaram aos seus alunos uma aula diferenciada, lúdica, atrativa e dinâmica, instigando o pensamento criativo dos mesmos”, relembrou a gerente de Tecnologia da Informação e Comunicação da Seduc, Lays Rosiene.

O Escolas Criativas tem iniciativa da Tech and Play, da Fundação LEGO.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.